CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Seca: 77 municípios querem decretar de emergência

A Defesa Civil de Alagoas pediu ao governo do Estado que decrete situação de emergência em 77 municípios por causa da seca; os números são quase o dobro do ano passado, que foram 40 municípios; já são seis anos com chuvas abaixo da média, o que agrava ainda mais a situação

A Defesa Civil de Alagoas pediu ao governo do Estado que decrete situação de emergência em 77 municípios por causa da seca; os números são quase o dobro do ano passado, que foram 40 municípios; já são seis anos com chuvas abaixo da média, o que agrava ainda mais a situação (Foto: Voney Malta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alagoas 247 - A Defesa Civil pediu ao governo do Estado que decrete situação de emergência em 77 municípios alagoanos por causa da seca. Os números são quase o dobro do ano passado, que foram 40 municípios.

Os moradores de Viçosa, Zona da Mata alagoana, estão sem água nas torneiras há meses, e os rios da região estão quase secos. A população caminha quilômetros até chegar nas poças restantes dos leitos quase inexistentes para conseguir um pouco de água.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem não tem como ir até essas poças, fica na porta de casa esperando o único carro pipa do município aparecer, para conseguir a tão disputada água, e quando ele chega, os moradores fazem fila com vários baldes nas mãos.

Alguns deles fazem mais de uma viagem até o caminhão ir embora. "Eu faço umas 10 viagens ou mais. Enquanto o caminhão estiver aqui eu pego o máximo de água possível", disse o aposentado Pedro Silva.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O barbeiro Edson da Silva chegou atrasado e a água acabou. "Vai faltar água para beber, para cozinhar, para tomar banho. Quem tem condições pode comprar, quem não tem vai ter que se virar com a que consegue aqui", relatou o barbeiro.

A estação de tratamento do município trabalha com apenas 10% da capacidade, devido as barragens secas e assoreadas. De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa, José Maria Loureiro, a estação leva 8 oito dias para juntar água suficiente para abastecer a cidade por 4 horas e que não existe uma solução para o problema. "Só esperar que o Todo Poderoso mande chuva para que a gente tenha uma melhora", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O município decretou estado de emergência e já solicitou verba ao governo federal para compras de carros pipa e a perfuração de novos poços. O coordenador da Defesa Civil de Viçosa, Alan Peixoto, faz um apelo aos moradores para que economizem água. 

"Nós pedimos que a população não use bombas domésticas, porque isso atrapalha o fornecimento em partes mais altas e também pedimos que não desperdicem água lavando calçadas, lavando a casa, como já vimos acontecer", comenta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há seis anos com chuvas abaixo da média em Alagoas, a seca se agrava cada vez mais. A Defesa Civil do estado fez um estudo pluviométrico e das perdas agrícolas e constatou 77 municípios com cenário hídrico considerado muito crítico.

"A Defesa Civil está atenta e está decretando agora situação de emergência para que os benefícios possam chegar, tanto os recursos do governo do estado como do governo federal", informou o coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Melo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com gazetaweb.com

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO