Senadores e prefeitos se reúnem com ministro
Os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Renan Calheiros (PMDB-AL), tiveram um encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Também estiveram presentes prefeitos alagoanos que integram o Consórcio Intermunicipal do Cone Sul. O ministro de acatou o pleito de doze prefeituras de aumentar o teto para realização de exames considerados de média e alta complexidade
Alagoas247 - “O encontro do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Cone Sul de Alagoas deverá resultar num bom exemplo a ser estendido às demais regiões do Estado”, destacou o senador Fernando Collor (PTB-AL), ao lado do senador Renan Calheiros.
Collor faz menção à decisão do ministro de acatar o pleito de doze prefeituras, que visam o aumento do teto para realização de exames considerados de média e alta complexidade. A audiência em Brasília ocorreu na noite desta terça-feira.
“Pelo acerto, os doze municípios integrantes da 5ª e 6ª Regiões de Saúde de Alagoas, e que representam cerca de 400 mil habitantes, deverão receber um aporte adicional de R$ 32 milhões anuais, para fazer face aos serviços que atualmente não são ofertados à população”, explicou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT). “Nossa expectativa é de que, já em dezembro, o aporte comece a funcionar”, complementou o prefeito, que é presidente do Consórcio Intermunicipal do Cone Sul.
O resultado da audiência também foi festejado pelo senador Renan Calheiros, que destacou o trabalho desempenhado pela bancada federal. “Seus integrantes têm sido parceiros nesse esforço de contribuir com o Estado de Alagoas”. O senador Fernando Collor reiterou a posição de Renan e, no contato com a imprensa, lembrou até do desprendimento do ministro Alexandre Padilha, que atendeu solicitação de Collor e recebeu dirigentes do Sindicato dos Médicos de Alagoas, num esforço para intermediar solução entre a categoria e o governo do Estado.
Na audiência, também acompanhada pelo senador Benedito de Lira (PP-AL), o governador Teotonio Vilela e o secretário da Saúde, Jorge Villas Boas, representaram o Estado. Caberá à Secretaria da Saúde repassar os recursos federais advindos do Ministério da Saúde, e assim contemplar os municípios do Consórcio Intermunicipal do Cone Sul. Na audiência, o ministro Padilha foi assessorado pelo secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda.
Ao lado de Marcius Beltrão, ainda estiveram no gabinete do ministro o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, de Campo Alegre, Pauline Pereira, e de Igreja Nova, Augusto Santos, além de Charles Pacheco, de São Sebastião. Ainda integram o Consórcio os municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro, Feliz Deserto, Piaçabuçu, São Brás e Porto Real do Colégio.
Com assessoria
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: