Sergipe passa a ter superintendência da Conab

 Nesta sexta (30),o governador Jackson Barreto (PMDB) assinou o termo de cessão que autoriza a utilização das instalações da Emdagro para a inauguração da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Sergipe; "A instalação da Conab em Sergipe mostra a competência do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui em favor do Programa de Aquisição de Alimentos, da agricultura familiar e do pequeno agricultor", disse JB; novo superintendente da Conab em Sergipe será Emanoel Carneiro Silva

 Nesta sexta (30),o governador Jackson Barreto (PMDB) assinou o termo de cessão que autoriza a utilização das instalações da Emdagro para a inauguração da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Sergipe; "A instalação da Conab em Sergipe mostra a competência do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui em favor do Programa de Aquisição de Alimentos, da agricultura familiar e do pequeno agricultor", disse JB; novo superintendente da Conab em Sergipe será Emanoel Carneiro Silva
 Nesta sexta (30),o governador Jackson Barreto (PMDB) assinou o termo de cessão que autoriza a utilização das instalações da Emdagro para a inauguração da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Sergipe; "A instalação da Conab em Sergipe mostra a competência do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui em favor do Programa de Aquisição de Alimentos, da agricultura familiar e do pequeno agricultor", disse JB; novo superintendente da Conab em Sergipe será Emanoel Carneiro Silva (Foto: Valter Lima)

ASN - Em um concorrido ato realizado no Palácio dos Despachos, o governador Jackson Barreto autorizou mais uma medida que representa uma conquista histórica para Sergipe. Nesta sexta-feira, 30, Jackson assinou o termo de cessão que autoriza a utilização das instalações da Emdagro para a inauguração da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Sergipe. O ato contou com a presença de diversas autoridades relacionadas com o segmento, representantes de movimentos sociais e dos agricultores, além da imprensa sergipana.

Até então, Sergipe era atendido pela Superintendência da Bahia, tendo como coordenadora a técnica Rose Pondé, que protagonizou diversas parcerias exitosas para as atribuições do órgão com o Governo do Estado e em favor da população sergipana, a exemplo da distribuição de sementes e alimentos nas ações emergenciais de combate à seca.

"A instalação da Superintendência da Conab em Sergipe mostra a competência do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui em favor do Programa de Aquisição de Alimentos, da agricultura familiar e do pequeno agricultor. As ações da Conab estão na citricultura, no Sertão sergipano, no baixo São Francisco, e em diversas outras localidades nas mais variadas atividades, o que já alcança um investimento superior a R$ 30 milhões de 2011 a 2014, beneficiando mais de 7.700 agricultores", destacou o governador Jackson Barreto.

Destaque em Sergipe

O governador destacou as ações relacionadas à distribuição de sementes que, segundo o próprio presidente da Conab, presente ao evento, são destaque nacional, graças à qualidade da assistência técnica oferecida em Sergipe. "Nós ouvimos do próprio presidente nacional da empresa que Sergipe foi o único estado do País aquinhoado com 500 toneladas de sementes de milho e feijão. Isso é a prova da eficiência. Também faço questão registrar o papel da Conab na venda de milho aos pequenos produtores, por preço mínimo de mercado, para sustentar seus pequenos rebanhos e garantir sua subsistência", enumerou o governador, contextualizando as últimas ações no Sertão sergipano.

Jackson Barreto também ressaltou a importância da ação voltada aos rizicultores do baixo São Francisco garantindo o preço mínimo para a compra do arroz. "Assim como a ação voltada aos rizicultores, o Programa de Aquisição de Alimentos também desempenha um papel fundamental junto às camadas mais carentes, fortalecendo a alimentação das pessoas, além da ação de doação de alimentos para escolas, órgãos públicos e segmentos da sociedade, beneficiando sempre a população mais pobre. É evidente que estas são ações que justificam o crescimento da Conab e a criação dessa superintendência, para a qual o Estado colocou à disposição as dependências da Emdagro", destacou o governador, ao justificar a cessão oficializada pelo Governo do Estado das instalações para funcionamento do órgão.

Eficácia

Já o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, ao agradecer pela viabilização da instalação, destacou o crescimento dos negócios em Sergipe. "Com este apoio do Governo do Estado, temos a perspectiva de ampliar ainda mais nossos negócios e nossa atuação junto aos pequenos agricultores, o que é uma meta do governo da presidenta Dilma Rousseff. Se já temos uma boa referência da qualidade da assistência técnica oferecida em Sergipe, que proporciona a eficácia e o resultado positivos dos nossos programas, essa perspectiva só se amplia com essa nova conquista", declarou o presidente.

Novos Desafios

O novo superintendente da Conab em Sergipe, Emanoel Carneiro Silva, falou sobre o seu empenho nessa nova jornada. "Agradeço a Deus pela dádiva desse novo trabalho de tamanha importância para o estado de Sergipe. Quero agradecer a confiança em mim depositada pelo presidente da Conab e pelo governador Jackson Barreto. Quero reafirmar o meu compromisso com o trabalho realizado em Sergipe, onde eu já estava vinculado através da superintendência da Bahia", disse o novo superintendente, ao relatar diversos números e informações relativas às ações desenvolvidas.

Também participou do ato o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, que também relatou aspectos positivos da Conab em Sergipe, bem como reafirmou os compromissos da presidenta Dilma Rousseff com a ação junto aos pequenos agricultores sergipanos. "Os propósitos da Conab, a partir do direcionamento estabelecido pela presidenta Dilma Rousseff, é estabelecer cada vez mais proximidade e interatividade, fortalecendo a agricultura familiar e os pequenos produtores", destacou.

O ato contou com a presença da secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, do secretário da Agricultura; Francisco Dantas; do secretário de Governo, Benedito de Figueiredo, do presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa, além de representantes de órgãos executores da política agrária no país como Embrapa, Delegacia Federal da Agricultura, Incra, e Ministério da Agricultura, dentre outras autoridades.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247