Série ‘Pelo Brasil’: os atrativos de Brasília e seus traços únicos

Passeios pela Torre de TV e monumentos emblemáticos da cidade são relatados por visitantes, que mostram surpresa com a peculiaridade da capital

Série ‘Pelo Brasil’: os atrativos de Brasília e seus traços únicos
Série ‘Pelo Brasil’: os atrativos de Brasília e seus traços únicos

Por André Martins

“É tudo diferente. E bonito!”. A opinião de uma visitante de Brasília é um dos depoimentos de novo capítulo da série ‘Pelo Brasil’ da Rádio Turismo, que relata experiências de viajantes em diversos destinos do país.

Os spots abordam, por exemplo, a Torre de TV, cartão postal da cidade e que proporciona, de seu mirante, uma das mais belas vistas do Planalto Central. A feira do local reúne de tudo um pouco: de artesanato a móveis; de bijuterias aos mais variados pratos típicos regionais, como acarajé, tapioca e tacacá.


Torre de TV. Foto: Banco de imagens

A torre é uma das poucas estruturas modernistas e emblemáticas de Brasília não projetadas por Oscar Niemeyer, arquiteto que, juntamente com o urbanista Lúcio Costa e o paisagista Burle Marx, deram forma à cidade, planejada nos idos de 1956 e alçada à condição de ícone mundial.

Os áudios revelam admiração por criações do trio, que se espalham por toda parte. Imponentes monumentos evidenciam o traço único de Niemeyer, a exemplo da Catedral e dos famosos palácios do Planalto e do Itamaraty, além do Congresso Nacional - todos abertos à visitação nos fins de semana e feriados.



Palácio do Itamaraty. Foto: Banco de imagens

Já as abundantes áreas arborizadas e floridas e o formato peculiar de ruas e quadras residenciais e comerciais de Brasília, por sua vez, deixam claras as assinaturas de Lúcio Costa e Burle Marx, responsáveis por preencher e dar vida à estrutura desenhada pelo colega Niemeyer.

Os testemunhos de visitantes ajudam a consolidar uma impressão: a de que a mesma Brasília palco da política nacional é também um prato cheio para o turista!

A série ‘Pelo Brasil’, uma parceria da Rádio Turismo com o Departamento de Marketing do Ministério do Turismo, busca incentivar o brasileiro a aproveitar o tempo livre e conhecer mais as incontáveis atrações do país.

INFORMAÇÕES - Quem quiser viajar pelo Brasil também já pode contar com outra ferramenta disponível no site do MTur. Trata-se do Calendário Nacional de Eventos Turísticos, que divide atrações nacionais em categorias como artísticas, culturais, folclóricas e religiosas.

Os dados facilitam o planejamento de passeios, especialmente fora de temporada, uma vez que, muitas vezes, os eventos são o principal motivo da visita aos destinos.

O conteúdo, elaborado a partir de informações repassadas por estados, municípios e organizadores da área, segue aberto a contribuições. Devem ser cadastradas no portal do Ministério atrações populares e com potencial de gerar grande fluxo de visitantes.

O conteúdo é submetido à aprovação e edição de uma equipe técnica antes de ser publicado. Para ter seu evento disponível no calendário, basta preencher um formulário oferecido no portal do Ministério.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247