Site reunirá História do Cinema pernambucano

A plataforma abriga filmes cadastrados desde a década de 1920 e produções recentes da capital e interior (Agreste e Sertão). Todo o conteúdo foi construído com o aval dos diretores, produtores de cinema e estudiosos do assunto

Site reunirá História do Cinema pernambucano
Site reunirá História do Cinema pernambucano (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

PE247 - Durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), ocorrerá o lançamento do site ‘Cinema Pernambucano’, cujo principal objetivo é criar uma plataforma com informações concernentes ao cinema no Estado e de forma colaborativa. Há filmes cadastrados desde a década de 1920 e produções recentes da Capital e Interior (Agreste e Sertão). Todo o conteúdo foi construído com o aval dos diretores, produtores de cinema e estudiosos do assunto.

“Há uma carência em sites nacionais e confusão imensa de informações na internet sobre o cinema pernambucano. Então, entramos em contato com diretores e produtores para repassar as informações corretas. É uma forma dos estudantes, profissionais e o mercado de cinema terem acesso a um conteúdo bem apurado”, revelou Germana Pereira, uma das produtoras do site.

Além do lançamento em Garanhuns quando haverá um bate-papo com as produtoras, o site será promovido em eventos. Haverá ação no Festival de Cinema de Triunfo de 6 a 11 de agosto e no Festival Making of, de 21 a 30 de setembro, no Recife. Nos dois eventos, serão colocados computadores para que os profissionais atualizem o site com novas informações.

“A ideia é mostrar a contribuição de Pernambuco para ao cinema nacional em todos os gêneros e em todas as épocas. Quem fez e quem faz o cinema pernambucano, à frente e atrás das telas”, disse a também produtora Isabela Cribari.

O site tem incentivo do Funcultura Audiovisual, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Trará editais e concursos, datas de festivais que acontecem no Estado e cadastro de profissionais do meio de cinema como produtoras de audiovisual, diretores de arte, produtores, diretores, roteiristas, figurinistas e outros.

Sobre o site – Traz informações de curtas, médias e longas metragens, nos gêneros de ficção, documentário, experimental e animação. É possível pesquisar filmografias, catálogo de profissionais, teses e dissertações, consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, ver fotos e making ofs de filmes e também acessar informações sobre cursos, festivais, cineclubes, salas de cinema, editais, e outros assuntos do audiovisual pernambucano.  É um espaço de divulgação da produção do Estado, um instrumento de apoio para estudantes, professores, pesquisadores, cineclubistas, cinéfilos, realizadores e quem mais se interessar pela história do cinema em Pernambuco.

Cadastrados

400 filmes

42 produtoras

53 profissionais

30 cineclubes

28 trabalhos acadêmicos

20 festivais

www.cinemapernambucano.com.br

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247