CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Sobradinho deve atingir volume morto em dezembro

Reservatório de Sobradinho, segundo maior do Brasil em quantidade de água, deverá alcançar o volume morto até o final deste ano em função da estiagem prolongada que assola o Nordeste; "Estamos com dificuldade muito grande nos reservatórios do Nordeste. Isso é fato. Sobradinho deve zerar de fato neste ano e vai para o volume morto em dezembro", disse o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho; segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Sobradinho registra atualmente acúmulo de água correspondente a apenas 12% de sua capacidade total

Reservatório de Sobradinho, segundo maior do Brasil em quantidade de água, deverá alcançar o volume morto até o final deste ano em função da estiagem prolongada que assola o Nordeste; "Estamos com dificuldade muito grande nos reservatórios do Nordeste. Isso é fato. Sobradinho deve zerar de fato neste ano e vai para o volume morto em dezembro", disse o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho; segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Sobradinho registra atualmente acúmulo de água correspondente a apenas 12% de sua capacidade total (Foto: Paulo Emílio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pernambuco 247 - O reservatório de Sobradinho, segundo maior do Brasil em quantidade de água, deverá alcançar o volume morto até o final deste ano em função da estiagem prolongada que assola o Nordeste. "Estamos com dificuldade muito grande nos reservatórios do Nordeste. Isso é fato. Sobradinho deve zerar de fato neste ano e vai para o volume morto em dezembro", disse o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho.

No final do ano passado, em novembro, o volume acumulado em Sobradinho chegou ao volume mais baixo já registrado, 1,1% da capacidade total de armazenamento. A situação melhorou um pouco no mês seguinte, quanto teve início a quadra chuvosa na Região.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (14), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que Sobradinho registrava acúmulo de água correspondente a apenas 12% de sua capacidade. Em setembro, o órgão avaliou reduzir a vazão das comportas da usina de 800 para 70 metros cúbicos por segundo como forma de evitar alcançar o volume morto rapidamente. O Ibama recomenda uma vazão de 1,1 mil m³/seg.

"Usaram os reservatórios mais do que o recomendável, na expectativa de chover, em 2013 e 2014", explicou o ministro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO