CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

SRTE/GO abre campanha de prevenção de acidentes no trabalho

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) abre nesta terça-feira no Estado as ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT); além da sede da SRTE-GO, outros prédios públicos da capital também estão com iluminação verde durante o mês de conscientização, como o da Assembleia; dados da Previdência Social apontam que o Brasil é o 4º País com maior número de acidentes de trabalho, atrás apenas de Índia, China e Indonésia

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) abre nesta terça-feira no Estado as ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT); além da sede da SRTE-GO, outros prédios públicos da capital também estão com iluminação verde durante o mês de conscientização, como o da Assembleia; dados da Previdência Social apontam que o Brasil é o 4º País com maior número de acidentes de trabalho, atrás apenas de Índia, China e Indonésia (Foto: José Barbacena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás 247 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) abre nesta terça-feira (11) no Estado as ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT). O lançamento será às 14h30, na sede da Superintendência, em Goiânia.

Desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos, a campanha chamada 'Abril Verde', que terá também atividades em outros Estados, visa sensibilizar a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na programação da campanha estão previstos seminários e palestras com a presença de Auditores-Fiscais do Trabalho. A ideia é chamar a atenção dos empregadores para a necessidade de prevenção. Operativos em segmentos econômicos específicos também estão sendo organizados. Durante todo o mês em que serão realizadas as ações de conscientização, o edifício sede da SRTE-GO receberá iluminação verde, bem como outros prédios públicos na capital goiana.

Dados da Previdência Social apontam que o Brasil é o 4º País com maior número de acidentes de trabalho, atrás apenas de Índia, China e Indonésia. Goiás aparece em 7º lugar nacional em número absoluto de óbitos quando o assunto é acidente de trabalho: uma média 123 trabalhadores morrem no Estado todos os anos durante o exercício da profissão. Se for considerada a média entre o número de trabalhadores no Estado pelo número de óbitos, Goiás pula para a 5ª posição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os acidentes de trajeto, aqueles ocorridos no deslocamento do empregado para o trabalho, representam 45% no total de mortes. Em segundo lugar estão os motoristas de carga, que representam 15% dos óbitos, seguidos pelos trabalhadores da construção civil, que somam outros 10% dos acidentes fatais. Os 30% restantes são distribuídos entre o grande número de segmentos econômicos existentes em Goiás, com destaque à agroindústria que, anualmente, contribui com elevado número de vítimas decorrentes de acidentes com máquinas agrícolas e engolfamento em grãos.

Além da perda de vidas, os acidentes e doenças resultam em enormes gastos sociais. São tratamentos de saúde, afastamentos, perda de produtividade e indenizações, entre outros. A cifra pode alcançar, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 4% do PIB, ou seja, mais de RS 200 bilhões por ano.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO