HOME > Geral

STF abre inquérito para investigar Fernando Bezerra

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para apurar se o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) está envolvido em esquema de fraude a licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção de autoridades federais; uma apuração preliminar sobre o tema foi iniciada na Corte em 2008, mas somente agora a investigação foi oficialmente instaurada; agora Barroso mandou a Polícia Federal iniciar a coleta de provas; a defesa de Bezerra Coelho informou que não comentará o caso

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para apurar se o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) está envolvido em esquema de fraude a licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção de autoridades federais; uma apuração preliminar sobre o tema foi iniciada na Corte em 2008, mas somente agora a investigação foi oficialmente instaurada; agora Barroso mandou a Polícia Federal iniciar a coleta de provas; a defesa de Bezerra Coelho informou que não comentará o caso (Foto: Valter Lima)

247 - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para apurar se o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) está envolvido em esquema de fraude a licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção de autoridades federais. O caso corre em segredo no Supremo.

Uma apuração preliminar sobre o tema foi iniciada na Corte em 2008, mas somente agora a investigação foi oficialmente instaurada. Agora Barroso mandou a Polícia Federal iniciar a coleta de provas. Depois dessa fase, a Procuradoria terá que analisar se denuncia ou não o parlamentar por crimes.

A defesa de Bezerra Coelho informou que não comentará o caso porque ainda não obteve acesso às peças do processo.

O senador Fernando Bezerra Coelho já é alvo de outro inquérito no Supremo sobre a Operação Lava Jato. O parlamentar foi citado na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Em resposta, o senador enviou a seguinte nota:

"Este inquérito refere-se a período em que Fernando Bezerra Coelho exercia o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e trata de contratos relativos a serviços de publicidade. O referido inquérito só foi remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo fato de esta ser a instância da Justiça responsável por apurar fatos relacionados a parlamentares, como é o caso de Fernando Bezerra, eleito senador em 2014. Fernando Bezerra Coelho está à disposição para prestar todas as informações que lhe forem solicitadas pelas autoridades que conduzem este inquérito."