CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Telescópios identificam momento em que estrela é engolida por buraco negro

Telescópios do Observatório Europeu do Sul, em Garching, na Alemanha, registraram o momento em que uma estrela foi engolida por um buraco negro supermassivo

(Foto: ESO/M. Kornmesser)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês, para European Southern Observatory) em Garching, na Alemanha, registraram o momento em que uma estrela foi engolida por um buraco negro supermassivo. A pesquisa com a observação foi publicada na segunda-feira (12) no "Monthly Notices of the Royal Astronomical Society".

De acordo com Thomas Wevers, autor do estudo e bolsista do ESO em Santiago, o evento foi o mais próximo (ou o menos longínquo) da Terra já registrado: a 215 milhões de anos-luz do nosso planeta. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar dela. O objeto que entrar em um deles é esmagado até parecer um espaguete em decorrência do chamado "evento de ruptura de maré".

De acordo com o pesquisador Matt Nicholl, professor na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e primeiro autor do estudo, "a ideia de um buraco negro 'sugando' uma estrela próxima parece saída da ficção científica". "Mas é exatamente o que acontece num evento de ruptura de marés", disse. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO