Trabalhador com mais dinheiro no bolso

Coordenador do Dieese prevê que, em 2013, a retomada das atividades na indústria deve se refletir em bom desempenho nas negociações salariais

Trabalhador com mais dinheiro no bolso
Trabalhador com mais dinheiro no bolso
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre, prevê que, em 2013, a retomada das atividades na indústria deve se refletir em bom desempenho nas negociações salariais. "A indústria crescendo, isso tem um efeito irradiador", disse ele.

O economista observou que, apesar de 2012 ter sido o melhor ano para as negociações, com 95% dos casos resultando em ganhos salariais acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), importantes categorias – como metalúrgicos e bancários, foram prejudicadas pelo desaquecimento das atividades econômicas no país, no segundo semestre do ano passado.

Ele acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer entre 3% e 3,5% e que a inflação deve ficar no teto em 6,5%, favorecendo mais as negociações que ocorrem no segundo semestre do ano. Na avaliação de José Silvestre, o governo deve manter-se atento para evitar a aceleração inflacionária.

Os ganhos acima da inflação, no ano passado, oscilaram na média de1,96% sendo que, no primeiro semestre, a taxa ficou em 2,14% e no segundo, 1,61%. Apesar desse recuo, o percentual do segundo semestre foi o segundo maior desde 2008, ficando atrás apenas do resultado de 2010 quando a variação atingiu 2,05%.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email