Ufal pede apoio a deputados federais para obras

Encontro entre dirigentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e membros da bancada federal serviu para que fosse apresentada a situação orçamentária da instituição; também foi pedido apoio na liberação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para investimento em obras na universidade

Encontro entre dirigentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e membros da bancada federal serviu para que fosse apresentada a situação orçamentária da instituição; também foi pedido apoio na liberação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para investimento em obras na universidade
Encontro entre dirigentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e membros da bancada federal serviu para que fosse apresentada a situação orçamentária da instituição; também foi pedido apoio na liberação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para investimento em obras na universidade (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - A reitora Valéria Correia e gestores da administração superior da Ufal convidaram para a manhã desta sexta-feira (29) a bancada federal por Alagoas para um café da manhã, no gabinete da Reitoria. Estiveram presentes os deputados federais por Alagoas, Ronaldo Lessa e Paulão.

O objetivo do encontro foi apresentar a situação orçamentária da Universidade bem como solicitar apoio na liberação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para investimento em obras na instituição. “Estamos praticamente zerados em recursos de capital. Por isso, marcamos essa conversa e convidamos todos os parlamentares da bancada alagoana. Queremos sensibilizá-los para que abracem a Ufal, uma vez que as ações da universidade têm repercussão, direta ou indiretamente, em toda Alagoas", afirmou a reitora.

Na ocasião, Valéria Correia apresentou um portfólio com projetos de novas obras para a Universidade. A estrutura da instituição (número de servidores, alunos, unidades e campi), a oferta acadêmica (cursos de graduação e pós, grupos de pesquisa e projetos de extensão), ações de assistência estudantil e os recursos utilizados para manter os serviços também foram apresentados.

O portfólio apresentado destaca investimentos em infraestrutura, que terão impacto na sociedade alagoana. Os projetos incluem a construção de um complexo cultural no Campus A. C. Simões que não só beneficiará os estudantes e os cursos de artes, mas, principalmente toda a população da parte alta da cidade de Maceió.

“A região do tabuleiro expandiu-se nos últimos anos e tem acolhido grande parte da população do município. A universidade localizada nessa região geográfica pode e deve contribuir com um espaço que atenda à população e municípios circunvizinhos com atividades culturais e grandes eventos”, enfatiza a reitora. Compõe, também, o portfólio, obras de bibliotecas no campus do Sertão e Arapiraca, a restauração do Museu Theo Brandão, importante equipamento cultural e histórico para a sociedade e o turismo alagoano e, obras para a Ufal em Penedo.

O deputado Paulão defendeu a importância da Ufal e prometeu engajamento para mobilizar os demais membros da bancada alagoana na liberação de emendas para Universidade. “É perceptível a grande mudança nos lugares onde a Ufal chega. Os jovens, a realidade local, a economia da cidade, tudo muda”, disse. “O consenso é trabalhar numa emenda de bancada, com o objetivo de alocar mais recursos, e também nas emendas individuais”, completou o deputado Ronaldo Lessa.

Com assessoria

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247