CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

"Um menor de 16 anos tem consciência dos seus atos"

Afirmativa é do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA), Saul Quadros; "Se um menor pode votar aos 16 anos, pode ser responder criminalmente pelos seus atos. Pelo menos, para haver coerência era preciso que a maioridade penal fosse reduzida para os 16 anos. Um menor de 16 anos tem tanta consciência do que está fazendo quanto um jovem de 24, 25 anos"; para ele o ideal é que os menores tenham oportunidade de se formar dignamente, com seus direitos fundamentais garantidos

"Um menor de 16 anos tem consciência dos seus atos"
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247

As recentes ocorrências de crimes cometidos por menores com notoriedade nacional vêm deixando a população indignada e o debate sobre a redução da maioridade penal também ganha corpo com pontos de vista variados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA), Saul Quadros, por exemplo, um adolescente de 16 anos tem plena consciência dos seus atos.

"Se um menor pode votar aos 16 anos, pode ser responder criminalmente pelos seus atos. Pelo menos, para haver coerência era preciso que a maioridade penal fosse reduzida para os 16 anos. Um menor de 16 anos tem tanta consciência do que está fazendo quanto um jovem de 24, 25 anos", disse em entrevista à rádio Metrópole.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Saul pondera, contudo, que isso não significa que menores não sejam responsabilizados criminalmente, porque a idade mínima para tal é de 12 anos, conforme ele explica. Ex-presidente da OAB diz que os menores infratores contam com alguns atenuantes descritos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para Quadros, uma solução intermediária seria estender o período mínimo de prisão de três para cinco ou seis anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jurista diz ainda que discussão pela sociedade se restringe somente aos efeitos e não às causas também. Para ele o ideal é que os menores tenham oportunidade de se formar dignamente, com seus direitos fundamentais garantidos.

"Os menores são infratores, criminosos, porque não recebem assistência do Estado nem da própria família. O mais importante é que eles tenham educação e saúde".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO