USP é a universidade mais empreendedora do Brasil

Segundo pesquisa feita pela Brasil Júnior em 50 universidades, a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior mais empreendedora do país; para chegar a esta conclusão a Brasil Júnior levou em consideração os seguintes aspectos: infraestrutura, internacionalização, capital financeiro, cultura empreendedora, inovação e extensão. Os alunos entraram com a perspectiva dos estudantes perante ao tema

reg. 005-17 Fuvest 2017. Segundo dia de prova da segunda fase do Vestibular da Fuvest 2017. Os Cadidatos respondem questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. 2017/01/09 Foto: Marcos Santos/USP Imagens
reg. 005-17 Fuvest 2017. Segundo dia de prova da segunda fase do Vestibular da Fuvest 2017. Os Cadidatos respondem questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. 2017/01/09 Foto: Marcos Santos/USP Imagens (Foto: Charles Nisz)

Startse - Segundo pesquisa feita pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior mais empreendedora do país. A pesquisa foi realiza com 50 estabelecimentos e 10 mil alunos das 27 unidades da federação no ano passado.

Para chegar a esta conclusão a Brasil Júnior levou em consideração os seguintes aspectos de cada instituição em relação ao empreendedorismo: infraestrutura, internacionalização, capital financeiro, cultura empreendedora, inovação e extensão. Os alunos entraram com a perspectiva dos estudantes perante ao tema.

A pesquisa com os alunos demonstrou que menos da metade deles concordam total ou parcialmente que a grade curricular é flexível para que eles possam realizar atividades extracurriculares. E mais de 50% discordam total ou parcialmente que a grade auxilia no desenvolvimento de competências empreendedoras.

Logo atrás da USP ficou a UFMG e a na sequência a Unicamp. Vale ressaltar que no levantamento as universidades públicas dominaram as 10 primeiras posições. A PUC-Rio foi a única particular que ficou entre as dez, ficando em quinto lugar.

O levantamento também mostrou que apesar da USP ser a mais empreendedora do país, quando se trata de cultura empreendedora ela não está entre as 10 primeiras. Tal ponto avalia a postura docente e discente como também a grade curricular. Neste quesito a UnP- Universidade Potiguar- obteve o melhor resultado, seguida da PUC-Rio e UFABC- Universidade Federal do ABC. E caso esteja pensando em empreender, a StartSe tem o e-book gratuito “Passo a Passo para Criar uma Startup”, com tudo que você precisa saber para dar o pontapé inicial.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247