Vacinação contra a gripe em Alagoas é prorrogada

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2013 foi prorrogada até o dia 10 de maio. Iniciada no dia 15 deste mês, 218.355 alagoanos ainda faltam ser imunizados e têm mais duas semanas para se proteger contra a doença e, assim, evitar complicações e mortes pela gripe. A ação alcançou apenas 53,89% da meta preconizada, correspondendo a 253.898 pessoas imunizadas.

Vacinação contra a gripe em Alagoas é prorrogada
Vacinação contra a gripe em Alagoas é prorrogada (Foto: Alan Pedro)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Alagoas247 - Mesmo estando em primeiro lugar em números de vacinação entre os estados do Nordeste, a campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com as Secretarias de Saúde dos 102 municípios alagoanos, visa reforçar a imunização dos 471.172 alagoanos por meio da disponibilização de carros a área de difícil acesso.

Para contribuir com a imunização da população que reside em áreas de difícil acesso, a gerente do Núcleo do Programa Nacional de Imunizações em Alagoas, Denise Castro, informou que nesta quinta-feira (25), os municípios de São Luís do Quitunde, Murici e Matriz do Camaragibe receberão o apoio da Sesau com transporte para chegar a essas áreas. Na sexta-feira, essa estratégia vai ser reforçada em Murici, Marechal Deodoro, Campo Alegre e São Miguel dos Campos.
Ainda segundo Denise Castro, em Maceió, os acamados estão recebendo visita para vacinação através de agendamento. Para o público-alvo em geral, os postos de vacinação estão funcionando, normalmente, para atender os trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, pessoas privadas de liberdade, indígenas, puérperas com até 45 dias após o parto e portadores de comorbidade.


Devido a um grupo de pessoas terem receio da vacina devido às reações adversas, a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, esclareceu que o vírus da vacina é inativo, ou seja, todos os componentes são mortos. “Por essa razão, no caso de um resfriado, possivelmente a pessoa já estava com o vírus incubado, somado ao fato de a campanha sempre acontecer num período em que os casos de gripe aumentam, devido à mudança do tempo”, alertou.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), 47.490 crianças entre seis meses e dois anos já foram vacinadas, 27.025 trabalhadores da saúde, 21.938 gestantes, 4.591 puérperas, 5.665 indígenas e 147.189 idosos. Este ano também devem ser vacinadas pessoas privadas de liberdade e portadores de comorbidades, que devem apresentar uma prescrição médica.

O PNI revela ainda que, faltam serem imunizados 34.004 crianças, 24.372 trabalhadores da saúde, 18.814 gestantes, 2.100 puérperas, 4.656 indígenas e 133.328 idosos. O número de pessoas privadas de liberdade e portadores de comorbidades que ainda não foram imunizados não foi divulgado pelo Ministério da Saúde, responsável por contabilizar os dados informados pelas Secretarias Municipais de Saúde.

 

 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247