Vereador mais votado, Iran lança candidatura a presidente da Câmara

Vereador mais votado de Aracaju por duas eleições consecutivas, Iran Barbosa (PT) vai disputar a presidência da Câmara da capital, na eleição que deve acontecer depois da posse dos parlamentares eleitos para a Legislatura 2017-2020, em 1º de janeiro; na próxima terça (6), ele lança a “Plataforma por um Legislativo Democrático e Popular e da candidatura de Iran Barbosa à Presidência do Legislativo Municipal de Aracaju”, que tem o intuito de discutir com a sociedade propostas para a construção de um Parlamento Municipal com participação social, democracia e transparência; a atividade acontecerá na Assembleia Legislativa, às 17h

Iran Barbosa
Iran Barbosa (Foto: Valter Lima)

Sergipe 247 - Vereador mais votado de Aracaju por duas eleições consecutivas, Iran Barbosa (PT) vai disputar a presidência da Câmara da capital, na eleição que deve acontecer depois da posse dos parlamentares eleitos para a Legislatura 2017-2020, em 1º de janeiro próximo. Na próxima terça-feira (6), ele lança a “Plataforma por um Legislativo Democrático e Popular e da candidatura de Iran Barbosa à Presidência do Legislativo Municipal de Aracaju”, que tem o intuito de discutir com a sociedade propostas para a construção de um Parlamento Municipal com participação social, democracia e transparência. A atividade acontecerá na Assembleia Legislativa de Sergipe, às 17h.

Para Iran, o próximo presidente da Câmara deve ter compromissos que visem assegurar a autonomia e independência do Legislativo Municipal e a ampliação da sua abertura para a presença e participação direta da sociedade nos debates, projetos e decisões sobre a cidade. Nesse sentido, diz ele, a sua candidatura será baseada numa plataforma com eixos e princípios sintonizados com estes objetivos.

Um desses eixos será a ampliação dos instrumentos e mecanismos de participação popular e controle social sobre o Poder Legislativo de Aracaju, o que implica no aprimoramento de meios atualmente disponíveis na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno da Casa, a exemplo Sessões Itinerantes, das Tribunas Livres, Audiências Públicas e Sessões Especiais; mas exige, também, a introdução de novas formas de interação direta do povo com a Câmara Municipal.

Outro eixo da Plataforma será o fortalecimento das Comissões Permanentes da casa, possibilitando-lhes maior capacidade de análise técnica sobre os projetos e de deliberação qualificada, democrática e participativa sobre eles.

Princípio fundamental para qualquer democracia, a transparência será também uma das questões debatidas pela candidatura, com medidas como a adequação do site institucional da Câmara aos preceitos da Lei de Acesso à Informação, o empenho para a transição da TV Câmara para o sinal aberto e a transmissão ao vivo e na íntegra de todas as sessões legislativas.

Também há a preocupação com a qualidade dos serviços prestados pela Casa, o que implica na adoção de medidas que visem à valorização dos trabalhadores da Câmara. "Isto vai demandar uma total adequação da estrutura funcional aos princípios administrativos, uma reestruturação da carreira dos servidores da Casa e a organização interna para viabilizar a realização de Concurso Público, para atendimento de demandas que surjam", adiantou Iran.

Todos esses temas estão sendo debatidos por Iran Barbosa com outros colegas vereadores, mas a população não pode estar alijada da discussão. “A nossa candidatura é baseada em uma plataforma política para a Câmara de Aracaju. Não queremos discutir apenas nomes que deverão ocupar a nossa chapa, mas debater propostas concretas que tornem a Câmara um espaço efetivamente da população aracajuana. E queremos discutir com a sociedade, que deve ter papel protagonista nas definições dos rumos da nossa cidade”, defende.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247