(Vídeo) Árabes lançam primeira missão para Marte

A primeira missão árabe para Marte, a sonda não tripulada, desenvolvida pelos Emirados Árabes Unidos (EAU), foi lançada do Japão. O objetivo da operação é conhecer um pouco mais sobre a atmosfera do planeta, que em outubro estará em seu ponto mais próximo da Terra

(Foto: REUTERS / Mitsubishi Heavy Industries)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Agência Sputnik - A primeira missão árabe para Marte, a sonda não tripulada batizada de Esperança, desenvolvida pelos Emirados Árabes Unidos (EAU), foi lançada nesta segunda-feira (20) do Japão. 

O objetivo da operação é conhecer um pouco mais sobre a atmosfera do planeta, que em outubro estará em seu ponto mais próximo da Terra. O foguete carregando a sonda decolou com sucesso do Centro Espacial de Tanegashima, no sul do Japão, dentro do horário previsto. 

O lançamento da sonda Esperança (em árabe, "Al-Amal") tinha sido cancelado duas vezes anteriormente devido às condições adversas do tempo. Uma hora após o lançamento, a sonda se desprendeu com sucesso do foguete. 

Em Dubai, a operação foi acompanhada de perto e, algumas horas antes do lançamento, foi realizada uma contagem regressiva simbólica no Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo. 

A sonda deverá alcançar a órbita de Marte em fevereiro de 2021, quando será comemorado o 50º aniversário da unificação dos sete Emirados Árabes Unidos.

Corrida para Marte

"A missão é um marco importante para os Emirados Árabes Unidos e a região", disse Yousuf Hamad al Shaibani, diretor do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, segundo publicado pela agência AFP. 

"Ela já inspirou milhares de jovens na região a sonhar alto e a trabalhar duro para conquistar o que parece impossível", complementou. 

O projeto dos Emirados Árabes faz parte de uma corrida espacial para Marte, que abrange mais duas missões: a chinesa Tianwen-1 e a norte-americana Mars 2020. A diferença da sonda árabe é que ela não pousará no planeta, ficará em órbita durante um ano marciano, ou 687 dias na Terra. 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247