Video Mapping: a tecnologia a favor da arte

Ferramentas digitais cada vez mais acessveis possibilitam a experimentao de novas tcnicas, como a projeo de vdeo em estruturas tridimensionais

Video Mapping: a tecnologia a favor da arte
Video Mapping: a tecnologia a favor da arte (Foto: Felipe L. Gonçalves/247)

Lucas Reginato _247 - Uma das grandes beneficiadas do rápido avanço da tecnologia foi, sem dúvida nenhuma, a arte, que agora pode ser feita de maneiras antes inimagináveis e possibilita mesmo aqueles que antes não tinham habilidade manual a criar utilizando ferramentas digitais. As ferramentas cada vez mais acessíveis possibilitam ainda a experimentação e diversos novos usos para tipos diferente de criações acabam sendo gerados. Uma nova forma de expressão é Video Mapping, que utiliza da projeção para cruzar as imagens geradas pelo computador com estruturas em três dimensões.

Parece extremamente complexo e trabalhoso, mas Paula Ferreira Alves e Rafael Frazão explicam passo a passo do processo e mostram que vale a pena o esforço, que nem é tão grande, quando a imagem está projetada em alguma estrutura – e a tela nem precisa tão megalomaníaca para que bons resultados sejam obtidos, como explica a artista: “às vezes um projeto menor pode ser completamente conceitual e impressionar sem a grandiosidade arquitetônica”.

Rafael explica ainda que existem diversas vantagens para que essas projeções sejam feitas. Assim como um grafite animado, ela pode ser exposta na rua, diante dos pedestres: “o Video Mapping é muito interessante por ser completamente público”. Além disto, os equipamentos cada vez mais baratos são outro ponto positivo não apenas para esta técnica, mas para a arte em geral. “Hoje em dia, o baixo custo facilita a experimentação e diversos novos usos acabam sendo criados”, diz ele.

“Isto é entender a tecnologia como linguagem artística”, exalta Paula, que junto com seu parceiro já fez diversas demonstrações pelo Brasil. E se o advento da tecnologia acessível é um fator relativamente novo, o Video Mapping ainda tem muito o que crescer, e para tal basta a criatividade e experimentação.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247