Violência em Salvador é destaque internacional

Jornal inglês Daily Mail publicou imagens retratando a violência desenfreada na terceira maior cidade do Brasil e uma das maiores da América do Sul; repórter Damien Gayle se diz preocupado com as "centenas de milhares de pessoas que vão viajar para a Copa do Mundo" e se refere a Salvador como um dos principais destinos turísticos do mundo, mas lamenta a "onda de violência sem precedentes e taxa de homicídio crescente em mais de 250%"

Violência em Salvador é destaque internacional
Violência em Salvador é destaque internacional

Bahia 247

Às vésperas da Copa das Confederações, que acontece em junho próximo, Salvador ganha o mundo de forma triste. Reportagem do jornal inglês Daily Mail mostra galeria de imagens retratando a violência desenfreada na terceira maior cidade do Brasil e uma das maiores da América do Sul.

O repórter Damien Gayle se mostra preocupado com as "centenas de milhares de pessoas que vão viajar para a Copa do Mundo" e se refere a Salvador como um dos principais destinos turísticos do mundo. Mas o jornalista lamenta a "onda de violência sem precedentes e taxa de homicídio crescente em mais 250%".

"As favelas densas da cidade, capital do estado da Bahia, é um labirinto impenetrável governado por gângster, que controlam os moradores pobres e aterrorizados com intimidações, espancamentos e execuções sumárias", afirma Damien.

O jornalista cita ainda a já rotineira situação de risco do soteropolitano conhecida como 'saidinha bancária', ao que ele se refere como "sequestro expresso". "Indivíduos são raptados e forçados a retirar dinheiro de caixas automáticos [eletrônicos] para garantir sua libertação, são comuns, assim como assaltos, roubos, furtos e tráfico de drogas".

O jornal britânico diz ainda que há recrutamento de menores por quadrilhas de traficantes de drogas espalhados pelos bairros periféricos da cidade. "A polícia de Salvador enfrenta uma batalha para tomar o controle de sua cidade. Mas, em uma notória força de brutalidade e corrupção, eles enfrentam oposição não só de organizações criminosas, mas também uma população cética".

Para infelicidade de Salvador, cidade-sede das copas das Confederações 2013 e do Mundo 2014, o Daily Mail é o segundo jornal mais lido na Inglaterra, com tiragem diária de dois milhões de exemplares. E assim Salvador é mostrada ao mundo lá fora.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247