Vitória de Sartori afasta Dilma do PMDB no RS

Ex-prefeito de Caxias do Sul Ivo Sartori(na foto) será o candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul; com mais de 70% dos votos, ele derrotou Paulo Ziulkoski na pré-convenção realizada neste sábado; Sartori é ligado ao chamado "PMDB velho" de Pedro Simon e Ibsen Pinheiro; grupo não quer aliança com Dilma na eleição e deve se aliar a Eduardo Campos

jose ivo sartori
jose ivo sartori (Foto: José Barbacena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Blog Políbio Braga -  A esmagadora derrota sofrida por Paulo Ziukolski na pré-convenção do PMDB do RS (leia nota a seguir) terá desdobramentos importantes para as eleições estadual e nacional, porque foi uma vitória incontestável do “velho PMDB de guerra” de Pedro Simon, José Fogaça, Ibsen Pinheiro, Germano Rigotto, Cesar Schirmer e todos os outros caudilhos que comandaram a oposição no Estado durante os anos de chumbo.

O grande perdedor do dia foi o deputado Eliseu Padilha, que nas últimas semanas deu a cara para bater e assumiu o comando da campanha de Paulo Ziukolski. Novos líderes terão que suceder Padilha no comando das forças emergentes do outro lado do PMDB, a menos que queiram soçobrar com ele.

Paulo Ziukolski, derrotado, não sofre grande desgaste, porque saiu do zero para uma ribalta que ainda não era dele.

A vitória esmagadora de Sartori também o coloca como o grande eleitor para três decisões seguintes:

- Coligação presidencial: Dilma foi rifada pelo PMDB do RS, que procurará fechar aliança com o governador Eduardo Campos, PSB, a primeira opção de Sartori.
- Coligação estadual: a função de vice irá para algum Partido aliado, cujo nome ainda não se conhece.
- Senado: a vitória de Sartori fortalece o senador Pedro Simon, que só não será candidato à reeleição se não quiser de verdade. Caso ele desista, estão na lista para sucedê-lo: Germano Rigotto, José Fogaça e Ibsen Pinheiro. Apesar destes nomes, Sartori e a franja vitoriosa hoje, poderá fortalecer a união, oferecendo a vaga a Paulo Ziukolski.

PMDB ganhou muita visibilidade com a pré-convenção. A partir de agora, o ex-prefeito de Caxias poderá começar sua campanha. Trata-se de um foertíssimo candidato, com história pessoal e política inatacáveis, um histórico de administrador competente e corajoso, além de parecer para o grande público um político novo na cena estadual, apesar de todo o seu tempo de trajetória. José Ivo Sartori também transmite a percepção de homem do interior bonachão e avesso a jogos e trampas.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email