Wellington recebe consultor da ONU para tratar de evento em Genebra

Pela primeira vez o Brasil vai ser representado institucionalmente por um Governo em um evento da ONU; trata-se do Fórum Internacional de Parcerias Público Privada, no qual o Piauí apresentará o projeto Nova Ceasa, em Genebra, na Suíça; ele foi eleito um dos 15 melhores do mundo; o governador Wellington Dias teve uma audiência com o consultor da ONU, Pedro Neves, para tratar dos detalhes do evento

Pela primeira vez o Brasil vai ser representado institucionalmente por um Governo em um evento da ONU; trata-se do Fórum Internacional de Parcerias Público Privada, no qual o Piauí apresentará o projeto Nova Ceasa, em Genebra, na Suíça; ele foi eleito um dos 15 melhores do mundo; o governador Wellington Dias teve uma audiência com o consultor da ONU, Pedro Neves, para tratar dos detalhes do evento
Pela primeira vez o Brasil vai ser representado institucionalmente por um Governo em um evento da ONU; trata-se do Fórum Internacional de Parcerias Público Privada, no qual o Piauí apresentará o projeto Nova Ceasa, em Genebra, na Suíça; ele foi eleito um dos 15 melhores do mundo; o governador Wellington Dias teve uma audiência com o consultor da ONU, Pedro Neves, para tratar dos detalhes do evento (Foto: Voney Malta)

Por Tamyres Rebeca - Pela primeira vez o Brasil vai ser representado institucionalmente por um Governo em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do Fórum Internacional de Parcerias Público Privada, no qual o Piauí apresentará o projeto Nova Ceasa, de 7 a 9 de maio, em Genebra, na Suíça. O governador Wellington Dias e a superintendente de Parcerias Público Privada, Viviane Moura, estiveram em audiência com o consultor da ONU, Pedro Neves para tratar dos detalhes do evento, nesta terça-feira (24), no Palácio de Karnak.

O projeto Nova Ceasa foi eleito um dos 15 melhores projetos de PPP do mundo, pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). De acordo com Pedro Neves, a apresentação do governador do Piauí tem gerado muitas expectativas, pois o mundo precisa conhecer soluções onde se melhora em primeiro lugar a qualidade de vida das pessoas e que se protege o planeta e promove o crescimento econômico sustentável. 

“A Nova Ceasa é um exemplo real disso. Consideramos que o Estado do Piauí tem uma política de PPP que é muito interessante e que pode ser copiada no Brasil e no mundo, dentro desta perspectiva que os governos e os mais altos governantes hoje ultrapassam desafios, mas é importante que hajam responsáveis que continuem trabalhando e implemente projetos de sucesso”, revelou o consultor.

A apresentação de um projeto no plenário da ONU significa um reconhecimento de que o Estado do Piauí conseguiu, ao longo desses últimos anos, melhorar significativamente a sua condição de desenvolvimento humano e isso reverberou na criação de um ambiente para que os investidores privados viessem melhorar a nossa infraestrutura. Para Wellington Dias receber a visita do consultor da ONU e participar desse evento, mostra que houve um amadurecimento da Parcerias Público Privada e que é uma solução possível para os problemas de água e esgotos, abastecimento na área de rodoviárias, fibras óticas e outros setores. 

“Receber o convite para participar desse evento, onde 15 projetos foram selecionados por cumprirem as regras do milênio no desenvolvimento humano e social é uma honra e nos enche de grande responsabilidade. O momento também é de apresentar o nosso estado”, comentou o chefe do executivo estadual.

O consultor da ONU destacou que a Nova Ceasa coloca as pessoas em primeiro lugar e cumpre o interesse público social, humano, promovendo o desenvolvimento. “ O Piauí leva esta mensagem expressa, com a forma como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem crescido, apesar dos desafios. A apresentação da Nova Ceasa no Fórum Internacional destaca que outros projetos podem ser implementados. Essa também é uma oportunidade de chamar atenção de outros parceiros para outros projetos e fazendo também o convite para que outras nações possam conhecer e também implementar soluções sustentáveis. No Fórum Internacional, com a presença de representantes de todo o mundo, vamos partilhar as boas práticas, ouvir os testemunhos de como se evolui e aprender com as boas ideias, como no caso da Nova Ceasa”, comentou Pedro Neves.

A superintendente de Parcerias Público Privada, Viviane Moura destacou que as PPPs são uma ferramenta importante para desenvolvimento social e humano e que a Nova Ceasa foi selecionada por sua representatividade na melhoria da condição de vida das pessoas. “A partir dessa seleção e dessa apresentação no Plenário da ONU, o Piauí vai virar referência no mundo.  A pessoas precisam entender o quanto isso é significativo para o Piauí. É relevante por que demonstra que os projetos são bem estruturados e principalmente por que prima pelas pessoas”, disse.
 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247