CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Meio Ambiente

Amazônia: área quatro vezes maior que a cidade de SP está sob risco de queimada na temporada do fogo, diz Ipam

Levantamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) apontou que cinco mil quilômetros quadrados desmatados na Amazônia estão sob risco de queimada

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Woodwell Climate Research apontaram em um estudo publicado nesta quarta-feira (30) que cinco mil quilômetros quadrados desmatados na Amazônia estão sob risco de queimada na temporada do fogo de 2021, com início previsto para julho. A área equivale a cinco mil campos de futebol ou quatro vezes a cidade de São Paulo. As informações foram publicadas pelo portal G1

"Há quase 5 mil quilômetros quadrados de área, quase quatro vezes o município de São Paulo, com vegetação derrubada e seca só esperando alguém chegar com o fogo. A queimada, nesse caso, é a última etapa do desmatamento, a forma mais barata e rápida de limpar o terreno para seu uso posterior", disse o levantamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os pesquisadores destacaram que o fogo na Amazônia não é natural, mas provocado, principalmente, pelo desmatamento da floresta, e piorado pelas mudanças climáticas.

"Quando as florestas são cortadas, as árvores e os galhos mortos são empilhados para secar, completando o ciclo do desmatamento. Esse fogo, de grande intensidade, pode escapar para florestas e, se combinado a condições secas, causar grandes danos. Tais condições têm se tornado mais frequentes como resultado da combinação dos efeitos locais do desmatamento com as mudanças climáticas globais", afirmou o documento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO