Bolsonarista, presidente da Funai provoca abertura de inquérito contra procurador que defendeu indígenas

O parecer refere-se uma ocupação por indígenas tupinambá na Bahia. No texto, o procurador reconhece que "direitos originários" prevalecem sobre direitos de posse ou propriedade

Marcelo Augusto Xavier da Silva
Marcelo Augusto Xavier da Silva (Foto: Foto: Funai/Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, aliado de Jair Bolsonaro e ruralistas, apresentou notícia-crime à Polícia Federal (PF) em Brasília contra um procurador federal que elaborou um parecer jurídico a favor dos indígenas. Um inquérito foi aberto pela PF para apurar a denúncia. 

Segundo o documento, o procurador, que atua na própria Funai, fez apologia ao crime. Contudo, em 8 de setembro, o MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça Federal o arquivamento do caso, apontando crime de constrangimento ilegal na iniciativa do presidente da Funai.

A acusação alega que o parecer do procurador implica apologia ao crime "por defender a retomada de terras indígenas em desconformidade com as previsões legais".

PUBLICIDADE

O parecer refere-se uma ocupação por indígenas tupinambá na Bahia. No texto, o procurador reconhece que "direitos originários" prevalecem sobre direitos de posse ou propriedade.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email