A peste emocional pode ser vencida, diz arquiteta

A arquiteta Débora Nunes relembra, em artigo, William Reich, para analisar o momento político brasileiro: "William Reich viu o movimento de ódio se disseminando pela Alemanha na época de Hitler como uma espécie de doença contagiosa. Seus estudos sobre o comportamento mostravam como os humanos estão expostos a reações violentas em cadeia quando as condições são dadas"; ela diz, no entanto e diante da queda acentuada de Bolsonaro  nas pesquisas, que a peste emocional está prestes a ser vencida

A peste emocional pode ser vencida, diz arquiteta
A peste emocional pode ser vencida, diz arquiteta (Foto: Reprodução vídeo)

247 - A arquiteta Débora Nunes relembra, em artigo, William Reich, para analisar o momento político brasileiro: "William Reich viu o movimento de ódio se disseminando pela Alemanha na época de Hitler como uma espécie de doença contagiosa. Seus estudos sobre o comportamento mostravam como os humanos estão expostos a reações violentas em cadeia quando as condições são dadas". Ela diz, no entanto e diante da queda acentuada de Bolsonaro  nas pesquisas, que a peste emocional está prestes a ser vencida. 

Publicada no site Outras Palavras, a reflexão da arquiteta destaca em tom confessional: "a extrema indignação e raiva que senti ao assistir aquele vídeo grotesco e ler aquelas palavras de ódio foi sendo vencida aos poucos com respiração e força interior. A sensação foi de vitória quando consegui responder à pessoa que o enviou com calma e educação, evidenciando a montagem e convidando-a a ver os fatos de maneira isenta. Não tenho a mínima ideia se ela vai ponderar algo sobre o que eu disse, mas tenho a clara ideia de que eu venci o clima que a extrema direita quer espalhar no Brasil. Mantive, com esforço, a minha paz de espírito e de algum modo reverti a situação, não aderindo à escalada de medo e ódio que só favorece o candidato da intolerância".

E acrescenta: "para conseguir isso foi bom trazer à mente a máquina subterrânea, movida a muito dinheiro, que está produzindo esses vídeos e nas pessoas que estão sendo pagas para disseminarem essas mentiras. O fato da extrema direita quase ganhar as eleições brasileiras no primeiro turno está intimamente relacionado com a vitória de um homem desqualificado como Trump como presidente dos Estados Unidos. Está vinculado à vitória do Brexit, quando, perplexos, ingleses e europeus viram a opção pela saída da Inglaterra da União ganhar o pleito, com todas as consequências negativas para ambos lados. Esses fenômenos têm ao menos uma característica em comum: a manipulação das pessoas pelas redes sociais através de empresas contratadas para manipular emoções, estimulando o ódio".

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Mídia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247