André Trigueiro desmonta dessalinização de Bolsonaro

O jornalista André Trigueiro publicou texto em que desmonta o que ele chama de "primeira missão" de Jair Bolsonaro a seu ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que foi a Israel buscar soluções para a seca do Nordeste, incluindo a dessalinização da água; "Busca-se fora do país uma solução que, na verdade, já vem sendo aplicada desde 2004 - com tecnologia nacional chancelada pela Embrapa - e que já resultou na instalação de 244 sistemas de dessalinização no Ceará, 44 na Paraíba, 29 no Sergipe, 10 no Piauí, 68 no Rio Grande do Norte, 45 em Alagoas, e 145 na Bahia",

André Trigueiro desmonta dessalinização de Bolsonaro
André Trigueiro desmonta dessalinização de Bolsonaro

247 - O jornalista André Trigueiro publicou texto em seu blog, no G1, em que desmonta o que ele chama de "primeira missão" de Jair Bolsonaro a seu ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que foi a Israel buscar soluções para a seca do Nordeste, incluindo a dessalinização da água. "Busca-se fora do país uma solução que, na verdade, já vem sendo aplicada desde 2004 - com tecnologia nacional chancelada pela Embrapa - e que já resultou na instalação de 244 sistemas de dessalinização no Ceará, 44 na Paraíba, 29 no Sergipe, 10 no Piauí, 68 no Rio Grande do Norte, 45 em Alagoas, e 145 na Bahia", explicou Trigueiro.

"O Programa Água Doce (PAD), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, vai na direção das soluções eficientes e de baixo custo, como vinha sendo também a instalação de cisternas para a coleta de água de chuva nas comunidades que mais se ressentem dos efeitos da estiagem. Resta ainda a finalização das obras de transposição das águas do rio São Francisco e, principalmente, a definição de quem pagará pela manutenção do sistema. Os custos de instalação foram totalmente assumidos pelo governo federal, e os governadores dos Estados beneficiados pela obra deveriam arcar com as demais despesas, mas nada indica que isso vá acontecer. Quem está pagando a conta é a 'viúva', ou seja, todos nós. Caberá ao presidente eleito resolver esse imbróglio político que sangra os cofres da União", contou o jornalista.

Leia também: Haddad lembra de Nadia, participante do Ciência sem Fronteiras que ganhou prêmio por dessalinização

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247