HOME > Mídia

Apoio de Henrique Meirelles acalmou donos do dinheiro sobre um 'Lula 3'

"Grupos de Whatsapp de donos do dinheiro se encheram de mensagens sobre 'sinais de moderação' de Lula", diz o jornalista Vinicius Torres Freire

Henrique Meirelles e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - O jornalista Vinicius Torres Freire afirma, em sua coluna na Folha de S. Paulo, que o anúncio do apoio de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acalmou os temores do mercado financeiro sobre os rumos da economia caso o petista seja eleito no pleito de outubro. 

“Na segunda-feira (19), grupos de Whatsapp de donos do dinheiro se encheram de mensagens sobre "sinais de moderação" de Lula da Silva (PT). Algumas dessas pessoas até deram entrevistas e palestras animadas ou de pessimismo atenuado sobre o que pode ser a economia sob um Lula 3”, diz o jornalista. 

Para o colunista, “se eleito, Lula precisa dizer se vai aceitar um comando econômico relativamente autônomo (como em 2003-2006), um projeto sério de contenção da dívida (algum "teto" de gasto), se vai fazer acordo parlamentar bom para duas ou três reformas grandes logo de cara (tributária, administrativa e garantias para investimento privado) e se vai nomear e apoiar "técnicos" capazes de tocar tudo isso. Na reconstrução do país, as alternativas de política econômica serão mínimas”. 

"No entanto, como se vê, até o povo do mercado quer acreditar em um possível Lula 3", completa o colunista da Folha.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: