Brasil recebe movimento dos EUA que expõe e remove financiamento de sites de fake news por empresas

“Sempre pensei em formas de combater notícias falsas, mas nunca havia encontrado uma eficiente. Até que descobri essa maneira simples de aplicar usando a desmonetização”, diz o desenvolvedor da iniciativa no Brasil, que não se identificou por segurança

(Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O movimento Sleeping Giants, que nasceu nos Estados Unidos há 4 anos, chegou ao Brasil no último domingo (17) com a proposta de minar a sustentação econômica de sites e canais ligados à extrema direita. A informação é do portal El País.  

Nos EUA, um perfil no Twitter fez uma série de publicações que foram amplamente compartilhadas, desidratando todo o sistema de financiamento de veículos ultraconservadores norte-americanos. No Brasil, um estudante que desenvolve pesquisas a respeito de fake news decidiu criar uma conta para alertar empresas de que estão sendo exibidas, através de propagandas, dentro de sites extremistas, que publicam desinformações e notícias falsas. 

“Sempre pensei em formas de combater notícias falsas, mas nunca havia encontrado uma eficiente. Até que descobri essa maneira simples de aplicar usando a desmonetização”, diz o administrador da versão brasileira que já conta com mais de 80 mil seguidores. O garoto celebra ter obtido aval dos precursores do Sleeping Giants para replicar a iniciativa e prefere não se identificar por segurança. 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247