Chanceler brasileiro recebeu instruções de Steve Bannon sobre Venezuela

Depois de um encontro na Casa Branca, Steve Bannon recebeu o chanceler brasileiro em uma casa próxima à sede do governo americano; o assunto discutido foi a situação na Venezuela e se estendeu do dia até a noite; para Bannon, a atuação do Brasil na crise do país vizinho precisaria ser cautelosa; ele ainda fez ponderações à tese intervencionista defendida por Araújo

Chanceler brasileiro recebeu instruções de Steve Bannon sobre Venezuela
Chanceler brasileiro recebeu instruções de Steve Bannon sobre Venezuela

247 - Depois de um encontro na Casa Branca, Steve Bannon recebeu o chanceler brasileiro em uma casa próxima à sede do governo americano. O assunto discutido foi a situação na Venezuela e se estendeu do dia até a noite. Para Bannon, a atuação do Brasil na crise do país vizinho precisaria ser cautelosa. Ele ainda fez ponderações à tese intervencionista defendida por Araújo.

A reportagem da revista Piauí narra o encontro: "em situações como a venezuelana, disse [Bannon], pode ser mais fácil entrar do que sair. Seria um problema para o Brasil se uma eventual intervenção no país vizinho tivesse o mesmo destino que a americana no Afeganistão, comparou. Lá se foram dezoito anos, um trilhão de dólares e 2 300 soldados americanos mortos, com benefícios aquém dos esperados por Trump."

E acrescenta: "o ministro mencionou ações que estudava tomar para cooperar com o autoproclamado presidente Juan Guaidó a romper com a ditadura de Nicolás Maduro. Ele falou em ajuda logística, transporte de bens de consumo imprescindíveis, concessão de asilo a desertores venezuelanos e até mesmo uma iniciativa militar se a situação no país se deteriorasse muito rapidamente. Em fevereiro, o Itamaraty patrocinou uma ajuda humanitária, mas a ação não teve um bom desfecho. Caminhonetes com alimentos e medicamentos avançaram apenas alguns metros em solo venezuelano e então tiveram de recuar depois de um tumulto e bloqueio por ordem de Maduro."

 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247