Cidades são o paraíso do mercado imobiliário, diz urbanista

A urbanista e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Ermínia Maricato dá longa entrevista ao Site Tutaméia, dos jornalistas Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena; ela afirma que “temos praticamente um quinto da população, mais de 3 milhões de pessoas, vivendo em situação de risco ou precaríssimas”; a urbanista ainda relata que “a maior parte dessas moradias se situa nas periferias (...) não são imagens para essa sociedade que pretende esconder essa altíssima desigualdade que marca nossa cidade”

São Paulo 01/05/2018 Incendio em prédio de 24 andares no Largo do paissandu em São Paulo. Foto Paulo Pinto/FotosPublicas
São Paulo 01/05/2018 Incendio em prédio de 24 andares no Largo do paissandu em São Paulo. Foto Paulo Pinto/FotosPublicas (Foto: Gustavo Conde)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – A urbanista e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Ermínia Maricato dá longa entrevista ao Site Tutaméia, dos jornalistas Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena. Ela afirma que “temos praticamente um quinto da população, mais de 3 milhões de pessoas, vivendo em situação de risco ou precaríssimas”. A urbanista ainda relata que “a maior parte dessas moradias se situa nas periferias (...) não são imagens para essa sociedade que pretende esconder essa altíssima desigualdade que marca nossa cidade”.

Professora aposentada da USP, ela foi secretária-executiva do Ministério das Cidades (2003-2005, governo Lula) e secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo (1989-1992, governo Erundina). Uma das maiores especialistas em urbanismo do país, participou da própria criação do Ministério das Cidades, construindo uma trajetória de pesquisa acadêmica e militância política.

(...)

Para Erminia, o que aconteceu não é caso isolado. Chama atenção gora por conta das imagens espetaculares, o incêndio, o desmoronamento. “População vivendo em risco é regra, não é exceção”, afirma. Ela lembra que a cada chuva se tem morte por deslizamento.

Leia mais aqui, no Site Tutaméia.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247