CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Crescimento de Lula amplia avenida para Haddad

O crescimento da candidatura Lula propicia uma condição eleitoral inédita para seu vice Fernando Haddad; Lula mantém cerca de 57 milhões de votos 'sub judice', um patrimônio eleitoral que será difícil de se repetir na história presente e futura do país; esse volume, em estado crescente, como atesta a última pesquisa Datafolha, pode migrar para um candidato jovem, com outras qualidades e características; a janela para crescimento de Fernando Haddad, portanto, está posta

Crescimento de Lula amplia avenida para Haddad (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O crescimento da candidatura Lula propicia uma condição eleitoral inédita para seu vice Fernando Haddad. Lula mantém cerca de 57 milhões de votos 'sub judice', um patrimônio eleitoral que será difícil de se repetir na história presente e futura do país. Esse volume, em estado crescente, como atesta a última pesquisa Datafolha, pode migrar para um candidato jovem, com outras qualidades e características. A janela para crescimento de Fernando Haddad, portanto, está posta.

Segundo o jornalista Bruno Boghossian, em matéria para o jornal Folha de S. Paulo, "o novo levantamento do Datafolha sugere que, embora dois terços dos lulistas já escolham outros nomes quando o petista é excluído da disputa, como Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), o quadro pode mudar dramaticamente na campanha."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele diz que "quase metade dos eleitores de Lula (48%) não conhece Fernando Haddad, que substituirá o ex-presidente na chapa. Outros 26% dizem que o conhecem 'só de ouvir falar'."

Boghossian defende a tese de que "o desconhecimento seria uma fragilidade, não fosse a influência expressiva de Lula sobre seu eleitorado". E crava: "o potencial de transferência medido na pesquisa atenua parte do ceticismo em relação a esse poder".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornalista pondera de maneira bastante meridiana que "entre eleitores que declaram voto em Lula, 62% escolheriam 'com certeza' o candidato apoiado por ele. Se esses eleitores mantiverem sua disposição e receberem a mensagem de que Haddad é o nome lulista, o ex-prefeito poderá atingir 24% dos votos. Ainda que uma parte fique pelo caminho, a conversão seria suficiente para levá-lo ao segundo turno."

Ainda na esteira do potencial de Fernando Haddad, Boghossian entende que ele "pontua timidamente nas trincheiras petistas, como o Nordeste (5%) e as famílias de baixa renda (3%)", mas acrescenta que "nesses segmentos, porém, estão os maiores percentuais de entrevistados que não sabem quem será o candidato petista —beirando 60%."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO