CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Cristina sobre foto falsa de Chávez: "Canalhada"

Presidente Argentina foi ao Twitter criticar a publicação de uma foto falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, na capa do jornal espanhol 'El País', e acabou sobrando para a imprensa em geral. O jornal chegou a interromper a distribuição e recolher exemplares ao notar o equívoco, mas Cristina Kirchner não perdoou: "Na capa do 'El País', vi uma foto. Me corrijo, não é uma foto. É uma canalhada"

Cristina sobre foto falsa de Chávez: "Canalhada"
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - "Vou tomar café da manhã. Como todas as manhãs, na mesa uma pilha de jornais argentinos e também um exemplar do diário espanhol El País. Na capa do 'El País', vi uma foto. Me corrijo, não é uma foto. É uma canalhada". Foi assim que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, reagiu, em seu perfil no Twitter, à publicação de uma foto falsa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na capa do jornal espanhol 'El País'. Enquanto o jornal ainda era distribuído, os editores do 'El País' se deram conta do erro e, além de interromper a distribuição, recolheram alguns exemplares, mas o estrago estava feito.

A imagem, cuja verificação de autenticidade o jornal informava não ter conseguido fazer, também permaneceu por cerca de 30 minutos no site de 'El País'. Horas depois da publicação, o ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, informou que a imagem foi retirada de um vídeo postado em 2008 no YouTube, com o título "Entubação de acromegalia ANWAD". Assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a descrição, o vídeo mostra um homem de 48 anos que foi submetido ao procedimento de entubação. E o paciente realmente tem traços semelhantes ao presidente da Venezuela. "O El País pede desculpas a seus leitores pelo dano causado. O jornal abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do que aconteceu e os erros que foram cometidos na verificação da fotografia", disse o periódico em comunicado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Críticas

Indignada com a publicação, Cristina pegou pesado com o jornal espanhol. "Como será que ele/ela armou a foto? Terá filhos? Caminhará pelas ruas de Madri junto com homens e mulheres normais? Quem foi o editor que autorizou a publicação? Falará de liberdade de imprensa? Escreverá editoriais sobre ética, moral e bons constumes e apontará com o dedo dua próxima vítima?", escreveu, numa sequência de tuítes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E o equívoco do 'El País' também serviu de deixa para a presidente da Argentina disparar contra a imprensa mundial. "Imprensa canalha. Não me ocorre outro adjetivo. É igual em todo lugar: 'El País' em Madri... 'The Sun' na Londres de Murdoch, envolvido em tramas de corrupção com o governo de Cameron, e vai saber que outras coisas mais. Aqui é o 'Clarin' de Héctor Magnetto. Sobre esse não faltam adjetivos, sobram e são demasiado conhecidos", criticou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO