El País divulga imagem falsa de Chávez no hospital

Jornal espanhol, um dos mais respeitáveis do mundo, teve de recolher das bancas a sua versão impressa de hoje

El País divulga imagem falsa de Chávez no hospital
El País divulga imagem falsa de Chávez no hospital
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 com agências internacionais - O jornal espanhol "El País" publicou em sua versão online, na madrugada desta quinta-feira (24), uma imagem falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, supostamente entubado em uma cama de hospital. Meia-hora depois, divulgou nota de retratação e teve de recolher das bancas a sua versão impressa de hoje.

Inicialmente, o jornal, um dos mais respeitáveis do mundo todo, informou que a imagem havia sido registrada "há poucos dias" e que "não pôde verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar".

Depois, se retratou: "O El País retirou de sua página na internet a foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias havia fornecido ao jornal, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, presidente da Venezuela", informa o comunicado.

A foto pode ter sido tirada de um vídeo publicado no Youtube, 'Intubacion de Acromegalia AMVAD'.

A saúde do presidente da Venezuela tem suscitado muitos rumores. Ele, que deveria ter assumido o segundo mandato no dia 10 de janeiro, até agora não fez nenhuma aparição pública. Chávez está internado desde 10 de dezembro do ano passado em Havana (Cuba), onde se submeteu a uma cirurgia - a quarta nos últimos 18 meses - como parte do tratamento contra o câncer.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247