Estreiam no Brasil novos documentários chineses

Estrearam nesta segunda-feira (11) nos canais BandNews TV e Arte 1 e nas plataformas de novas mídias do Grupo Bandeirantes de Comunicação novos documentários chineses. Um deles faz a narrativa sobre frases clássicas citadas pelo presidente Xi Jinping e o outro aborda os caminhos de desenvolvimento da nova China

Shen Haixiong
Shen Haixiong (Foto: Rádio Internacional da China)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Na véspera da visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, para participar da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, a versão em português de dois documentários – Frases Clássicas Citadas por Xi Jinping e O Caminho da Nova China –, produzidos pelo Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês), estrearam nesta segunda-feira (11) nos canais BandNews TV e Arte 1 e nas plataformas de novas mídias do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

O vice-diretor do Departamento de Comunicação do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong; a cônsul-geral da China no Brasil, Chen Peijie; o governador do Estado de São Paulo, João Doria; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato, e o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, participaram da cerimônia de transmissão, informa a Rádio Internacional da China.

Em seu discurso, Shen Haixiong disse que 2019 marca os 45 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. A parceria estratégica global entre ambos os países tem sido aprofundada constantemente, sob a liderança dos chefes de Estado, sendo um exemplo da cooperação Sul-Sul.

Os dois documentários abrirão uma janela para o povo brasileiro entender a nova China de forma completa, conhecer as qualidades pessoais do líder chinês, as grandes mudanças da China nos últimos 70 anos e o espírito da nação chinesa na nova era, de modo a promover a integração cultural dos dois países.

A série Frases Clássicas citadas por Xi Jinping seleciona várias frases clássicas e histórias famosas da China antiga que o presidente Xi Jinping citou em seus discursos, artigos e conversas. Os trechos estão relacionados a diferentes tópicos, como servir ao povo, cultivar a moralidade, estilo familiar, amor filial e moralidade administrativa. Elas refletem vivamente a profunda compreensão do líder chinês da cultura tradicional chinesa e sua sabedoria sobre a governança.

O caminho da Nova China coleta um grande número de documentos históricos e materiais de filme e de televisão, apresenta vivamente as enormes mudanças acontecidas na China nos últimos 70 anos. Exibe os êxitos e as experiências valiosas alcançadas pelo Partido Comunista da China enquanto liderava os chineses de todas as etnias a realizarem a revolução, construção e reforma socialista, mostrando um panorama das dificuldades e vitórias no avanço da nova China.

Os dois documentários já foram traduzidos para inglês, italiano, grego e outras línguas, ganhando amplos elogios.

No mesmo dia, foi lançada oficialmente a coluna de notícias diárias Mundo China, produzida conjuntamente pelo CMG e Grupo Bandeirantes de Comunicação. O programa seleciona interessantes novidades econômicas e sociais da China, exibindo uma China verdadeira, tridimensional e integral na nova época.

Criado por meio da fusão da Televisão Central da China (incluindo a China Global Television Network), a Rádio Nacional da China e a Rádio Internacional da China, o CMG foi formalmente estabelecido em 19 de abril de 2018.

O Grupo opera 47 canais de televisão, dos quais sete são internacionais e oferecem conteúdo em seis idiomas para 162 países e regiões em todo o mundo, além de 17 frequências de rádio direcionadas ao público chinês e programação de rádio em 44 idiomas estrangeiros direcionados ao público global. Também administra três grandes sites de notícias e 20 jornais e periódicos de circulação nacional. O CMG é a principal organização de mídia do mundo em escala de operações, com as linhas de negócios mais abrangentes, a maior produção de programas e as maiores coberturas.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247