Expectativa do Facebook ter um grande impacto eleitoral será frustrada

João Feres Júnior, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), considera que "a expectativa de o Facebook ter um grande impacto eleitoral vai ser em grande medida frustrada por várias razões", citando, entre alguns dos seus argumentos que "os algoritmos do Facebook são desenhados para maximizar o poder comercial dos anúncios, por isso não são tão eficientes para campanhas políticas"

Expectativa do Facebook ter um grande impacto eleitoral será frustrada
Expectativa do Facebook ter um grande impacto eleitoral será frustrada

Carta Capital - João Feres Júnior, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), braço da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), percebeu que o período de pré-campanha está se consolidando na internet.

O Facebook terá grande influência no voto dos eleitores nas redes sociais? As redes enganam? Sobre isso Feres Júnior tem uma resposta: "Acho que a expectativa de o Facebook ter um grande impacto eleitoral vai ser em grande medida frustrada por várias razões".

Ele explica: "Primeiro, temos o descrédito lançado sobre a rede, devido ao escândalo de Cambridge Analytica. Isso fez com que a própria empresa, para se proteger, restringisse o uso dos posts e o acesso de terceiros aos dados. Tais medidas diminuíram drasticamente o poder de disseminação das mensagens".

Segundo Feres Júnior, há algo que "muito pouca gente sabe". Ei-lo: "Os algoritmos do Facebook são desenhados para maximizar o poder comercial dos anúncios, por isso não são tão eficientes para campanhas políticas".

O ponto maior da divergência "está no fato de o vendedor querer fidelizar o cliente e, assim, procurar expandir a base dele para pessoas no espaço próximo de seus eleitores cativos". A diferença de tempo é brutal. O político, diz Feres, "precisa fazer isso em um espaço de pouco mais de dois meses, enquanto o comerciante trabalha com a temporalidade de anos".

Leia a íntegra da matéria 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247