Fernando Brito: mudança de partido de Bolsonaro é arapuca em que o Centrão não cai

"As declarações de Jair Bolsonaro de que pretende 'trocar de partido', deixando o PSL, no caso de voltar a candidatar-se são apenas mais um momento do 'eu acho que eles são otários' que o presidente vê no parlamento", diz o jornalista Fernando Brito, do Tijolaço

Fernando Brito: mudança de partido de Bolsonaro é arapuca em que o Centrão não cai
Fernando Brito: mudança de partido de Bolsonaro é arapuca em que o Centrão não cai (Foto: Adriano Machado - Reuters)

Por Fernando Brito, do Tijolaço - As declarações de Jair Bolsonaro de que pretende “trocar de partido”, deixando o PSL, no caso de voltar a candidatar-se são apenas mais um momento do “eu acho que eles são otários” que o presidente vê no parlamento.

É evidente que, com o poder presidencial nas mãos, Bolsonaro não teria a menor dificuldade em moldar o PSL à sua imagem e semelhança, com o controle total de suas direções estaduais e nacionais. Por mais que Luciano Bivar, dono da sigla, tenha os livros partidários debaixo do braço, não teria forças para resistir à tropa presidencial.

O que o presidente faz, desde a semana passada, quando “admitiu” que eram fortes as pressões para que ele se candidatasse a um segundo mandato, é colocar na mesa das ambições dos partidos do Centrão a “recompensa” de poderem ser “os candidatos do Jair”, um cacife eleitoral que, embora não tão reluzente quanto em outubro, ainda de muito valor.

O problema de Jair Bolsonaro é que, embora ambiciosas ao extremo, as raposas políticas que  controlam os partidos do Centrão têm arrepios em receber, porta adentro, as falanges do ex-capitão. Diferentemente de Luciano Bivar, presidente do PSL, que toca uma empresa pessoal, os partidos da centro-direita são federações de interesses, bem pouco dispostas a importar uma força desagregadora do calibre do bolsonarismo.

A “oferta” de Bolsonaro, portanto, deve produzir efeito zero. Bolsonaro não foi, não é e não será de partido algum, exceto o do seu clã.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247