CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Gaspari: ‘não há o atalho da fantasia do caixa dois no novo escândalo’

Colunista diz que esquema da venda de pareceres técnicos pode mostrar mais que a própria investigação do mensalão e pede para a Polícia Federal colocar na internet os documentos da operação Porto Seguro 

Gaspari: ‘não há o atalho da fantasia do caixa dois no novo escândalo’
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O novo escândalo revelado pela Polícia Federal pode causar mais estrago do que o mensalão. Até agora, não se sabe o alcance do envolvimento da quadrilha. Seis pessoas foram presas e mais 12 foram indiciadas. Em sua coluna no jornal "Folha de S. Paulo", Elio Gaspari fala da importância da divulgação dos documentos desse inquérito na internet. "Os vazamentos comprometem o processo judicial". Leia:

As agências ofuscam o mensalão, por Elio Gaspari

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os documentos da PF que detonaram as quadrilhas do comissariado precisam ser colocados na internet

PARA O bem de todos e felicidade geral da nação, a Polícia Federal deveria colocar na internet os documentos disponíveis do inquérito que resultou na devassa dos computadores de Rosemary Noronha, chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, e na prisão de cinco pessoas, entre as quais os irmãos Vieira. Rubens, da Agência Nacional de Aviação Civil, e Paulo, da Agência Nacional das Águas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estava escrito nas estrelas que a doutora Dilma teria uma encrenca com os amigos aerocratas de Lula. (O marido de Rosemary Noronha é assessor especial da Infraero, sua filha era assessora de Rubens, ex-ouvidor surdo da Anac, promovido a diretor de infraestrutura). A rede denunciada pela PF chegou à sala do segundo homem da Advocacia-Geral da União e, como joia de sua coroa, ia ao deputado Valdemar Costa Neto, que acaba de ser condenado a sete anos e dez meses de prisão por suas malfeitorias no caso do mensalão. Valdemar sempre deu atenção a aduanas.

Quem se lembra dos vazamentos administrados pela Polícia Federal no episódio de Carlos Cachoeira sabe que eles podem ser um mal a serviço do bem. Contudo, quem se recorda da Operação Satiagraha sente um frio na espinha. Entre as muitas maluquices do episódio circulou a informação segundo a qual o financista Naji Nahas tinha informações privilegiadas sobre mudanças na taxa de juros dos Estados Unidos. Talvez tivesse também uma casa em Marte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Grampos vazados produzem emoções, e os de Carlos Cachoeira expuseram a amplitude de suas conexões. Há alguns anos, contudo, vazou uma conversa de Paulo Maluf com a secretária eletrônica do advogado Márcio Thomaz Bastos. O que ela provava?

Os vazamentos comprometem o processo judicial. Ora satanizam, ora aliviam o demonizado depois que se verificam os exageros. Na sexta-feira, a companheira Rose era acusada de ter recebido R$ 650 mil. Nos dias seguintes esse detalhe sumiu. Na sexta, ela teria recebido ajuda para uma cirurgia plástica. Na segunda, teria sido uma propina para operar o ouvido. A existência de 1.169 telefonemas do restaurante de Paulo Vieira para um número do Partido da República, vazados no sábado, insinuam muito, mas podem não provar nada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os vazamentos são desnecessários. Há documentos disponíveis e eles podem ser postos na rede, para conhecimento público.

Ao julgar o mensalão o Supremo Tribunal Federal deu um exemplo da capacidade do Estado de punir malfeitores. Quis a sorte que esse sucesso ocorresse ao mesmo tempo em que naufragava a CPI de Carlinhos Cachoeira, iniciada depois de uma competente operação da PF. Num caso, deu-se o rigoroso funcionamento das instituições. No outro, expôs-se a futilidade dos espetáculos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A quadrilha que tinha um pé na na chefia do escritório de Lula e da doutora Dilma em São Paulo permitirá o exame das relações criminosas existentes nas duas agências reguladoras. Puxado, esse fio pode mostrar mais que a própria investigação do mensalão, pois desta vez não há o atalho da fantasia do caixa dois.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO