Gaspari: só as ruas podem evitar que Lava Jato acabe em pizza

Diante das articulações para minar os efeitos da Lava Jato, Elio Gaspari traça uma perspectiva sombria para o futuro da operação; "Só a rua pode evitar que assem a pizza. Não é coisa fácil, pois uma parte da turma do 'Fora Temer' tem o pé esquerdo na 'nossa' Odebrecht e parte do coro do 'Fica Temer', tem o pé direito. Sem a rua, a oligarquia unida jamais será vencida. Ela fez esse milagre no século 19 e o Brasil foi o último país independente das Américas a acabar com a escravidão", diz ele em sua coluna

Elio Gaspari
Elio Gaspari (Foto: Giuliana Miranda)

247 - Em sua coluna nesta quarta-feira, Elio Gaspari alerta para as ameaças à Lava Jato.

"A grande pizza começa a ser assada fabricando-se um tipo de anistia parlamentar e/ou judiciária para o caixa dois. Em seguida as propinas virarão caixa dois e estamos conversados.

Mas isso não pode ser tudo. Se o caixa dois é uma anomalia da contabilidade das campanhas eleitorais, deve-se criar um novo modelo. Qual? O do financiamento público.

Como dizia Renato Aragão, você da poltrona que já paga impostos para receber (se receber) obras superfaturadas pagará as campanhas eleitorais dos candidatos que mordem as empresas para botar ou tirar jabutis de Medidas Provisórias.

Parece maluquice, mas já desengavetaram um corolário do financiamento público: o voto de lista. Assim, o sujeito paga pela obra superfaturada, financia a campanha dos candidatos e ainda perde o direito de votar em quem quer. (Pelo sistema atual o sujeito votava em Delfim Netto e elegia Michel Temer, mas indiscutivelmente votara em Delfim, não em Temer.) Junte-se a isso que nenhum dos listados pela Procuradoria Geral irá a julgamento em menos de quatro anos.

Só a rua pode evitar que assem a pizza. Não é coisa fácil, pois uma parte da turma do 'Fora Temer' tem o pé esquerdo na 'nossa' Odebrecht e parte do coro do 'Fica Temer', tem o pé direito. Sem a rua, a oligarquia unida jamais será vencida. Ela fez esse milagre no século 19 e o Brasil foi o último país independente das Américas a acabar com a escravidão."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247