Globo manda TSE deixar Lula de fora da eleição

Publicação da família Marinho usa editorial para mandar recado ao TSE, destacando a fala de seu novo presidente, Luiz Fux, que disse ao próprio jornal que a candidatura de Lula é "irregistrável"; "Seja como for, Fux diz que convocará o colegiado do TSE para o tribunal como um todo firmar uma posição. Que, pela lógica, não poderá ser diferente da defendida pelo ministro na entrevista", escreve

Globo manda TSE deixar Lula de fora da eleição
Globo manda TSE deixar Lula de fora da eleição

247 - Em editorial publicado nesta quinta. o jornal O Globo deu seu recado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral): o ex-presidente Lula deve ficar de fora das eleições.

"Os prognósticos para o ex-presidente não são animadores.

A possibilidade do registro da candidatura de Lula na marra — algo por si só delirante, fora da realidade — foi afastada, com todas as letras, pelo novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, em entrevista ao GLOBO.

Fux, ministro do Supremo, recorreu a um neologismo para qualificar a situação eleitoral do ex-presidente: “irregistrável”. No entendimento do presidente do TSE, sequer há a possibilidade de o aspirante a candidato, enquadrado de maneira clara na Ficha Limpa — caso de Lula —, recorrer para obter uma candidatura sub judice. Para o ministro, é uma forma de burlar a lei.

Seria um presente dos céus para Lula e PT: com um registro capenga no bolso, o candidato teria reforçado o seu proselitismo e, talvez, realizado o sonho de, mesmo de forma precária, ter a foto nas urnas. O plano óbvio é obter alta votação e assim constranger a Justiça a aceitar talvez a vitória de um ficha suja. Desmoralizaria a lei, fruto da vitória de uma mobilização popular, e o próprio Judiciário.

Seja como for, Fux diz que convocará o colegiado do TSE para o tribunal como um todo firmar uma posição. Que, pela lógica, não poderá ser diferente da defendida pelo ministro na entrevista."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247