CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Google Books toma forma

Em parceria com a biblioteca britnica, lder das buscas ir digitalizar um acervo de 250 mil livros e public-lo na internet

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Cassius Oliveira_Brasil 247 – A ideia do Google de tornar acessível toda e qualquer informação do mundo ganhou um avanço significante nesta segunda-feira. Um acordo firmado entre a biblioteca britânica e o gigante das buscas na web define a publicação online de nada menos que 250 mil obras dos séculos XVIII e XIX. Ao todo, serão digitalizadas cerca de 40 milhões de páginas, que abordam acontecimentos históricos, como a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e o fim da escravidão na Europa. Em comunicado oficial, a biblioteca britânica afirma: “Tornar pública uma das maiores coleções de livros do mundo demonstra que a biblioteca está comprometida em garantir o acesso de todos à pesquisa”.

Os primeiros trabalhos a serem digitalizados são os panfletos feministas de 1791, sobre a rainha Maria Antonieta, e um texto de 1775, que oferece um relato detalhado de um hipopótamo empalhado do Príncipe de Orange, da França. Com a digitalização, os textos poderão ser lidos e baixados na íntegra por meio do Google Books. Em uma parceria recente, a companhia de Mountain View define a digitalização de 40 milhões de páginas da coleção de periódicos pertencente à editora Brightsolid.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Presidente da biblioteca britânica, Dame Lynne Brindley comemora o acordo. “No século XIX, nossos antecessores eram ambiciosos em esperar que o conhecimento não ficasse restrito a pessoas que podiam frequentar bibliotecas particulares. Com a parceria, podemos dar continuidade a esse pensamento”, afirmou. A previsão para a conclusão do projeto é 2020.

Em março, o Google pôs fim ao sonho de criar a maior biblioteca do mundo, ao perder na justiça americana o direito de escanear qualquer livro já publicado e oferecê-lo no Google Books (leia mais). À época, o juiz federal Denny Chin recusou o acordo feito em 2008 entre a empresa, a Associação dos Editores Americanos e o Sindicato dos Autores. Desta vez, um alívio: as obras a serem digitalizadas, na parceria com a biblioteca britânica, não possuem restrições relativas a direitos autorais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO