Imprensa mundial destaca defesa da ONU pelos direitos políticos de Lula

Enquanto no Brasil, os principais veículos esconderam a decisão da ONU, alguns dos mais importantes jornais do planeta destacam a perseguição política contra Lula; New York Times, Le Monde, The Guardian, BBC, El País, Página 12 publicaram a determinação das Nações Unidas de que o governo brasileiro deve garantir "que Lula possa desfrutar e exercer seus direitos políticos enquanto estiver na prisão, como candidato nas eleições presidenciais"

Imprensa mundial destaca defesa da ONU pelos direitos políticos de Lula
Imprensa mundial destaca defesa da ONU pelos direitos políticos de Lula

247 - A decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU desta sexta-feira, 17, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem direito de ser candidato a presidente repercutiu na imprensa mundial. Enquanto no Brasil, os principais jornais esconderam a notícia ou noticiaram o fato sem nenhum destaque, alguns dos principais jornais do planeta destacam a perseguição política contra Lula. 

O The New York Times publicou que o governo brasileiro deve garantir "que Lula possa desfrutar e exercer seus direitos políticos enquanto estiver na prisão, como candidato nas eleições presidenciais de 2018". 

Já o francês Le Monde destacou que "Lula deve estar na eleição presidencial". O jornal mais respeitado da Inglaterra, The Guardian, também destacou o assunto, publicando reportagem da agência France Presse que diz que "O ex-presidente do Brasil não pode ser desqualificado da eleição". Também da Inglaterra, a BBC destacou o assunto. 

O espanhol El País também publicou reportagem com a recomendação da ONU ao Estado brasileiro sobre Lula nas eleições, assim como o jornal argentino Página 12, sob o título "A ONU defendeu Lula". 

Leia, abaixo, a íntegra da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU:

Conheça a TV 247

Mais de Mídia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247