Jessé Souza parabeniza a Tuiuti e explica o enredo que fez história na Sapucaí

O sociólogo Jessé Souza parabenizou a escola Paraíso do Tuiuti pelo enredo apresentado no Carnaval 2018; para o sociólogo, "o enredo da escola é o melhor das últimas décadas, usando o Carnaval como instrumento pedagógico, pois a imprensa não explica a realidade social do Brasil para o povo"; de acordo com Souza, o grande mérito do desfile da Tuiuti, "é mostrar a influência da escravidão no desenrolar da história brasileira e como isso se prolonga até os dias atuais"

Jessé Souza 
Jessé Souza  (Foto: Charles Nisz)

247 - O sociólogo Jessé Souza parabenizou a escola de samba Paraíso do Tuiuti pelo enredo apresentado no Carnaval 2018. Para o sociólogo, "o enredo da escola é o melhor das últimas décadas, usando o Carnaval como instrumento pedagógico para o povo brasileiro, pois a imprensa não explica a realidade social do Brasil para o povo".

De acordo com Souza, o grande mérito do desfile da Tuiuti, "é mostrar a influência da escravidão não só no desenrolar da história brasileira, mas como isso se prolonga até os dias atuais". Jessé diz que sente um enorme orgulho como pesquisador ao ver que seu livro "A elite do atraso" foi usado como uma das referências para a construção do enredo.

Para o pesquisador, é inédito que a imprensa tenha sido mostrada como o "grande câncer" da democracia de um modo muito plástico e bonito como manipuladora do grande público. "Isso acaba revelando como o rentismo e outros problemas explicam a crise política atual e a ausência de esperança no futuro que nós vivemos hoje".

Conheça a TV 247

Mais de Mídia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247