CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Jornalista filipina que ganhou Nobel da Paz diz que Facebook ameaça democracia

Maria Ressa diz que Facebook de Mark Zuckerberg “é tendencioso contra os fatos, é tendencioso contra o jornalismo”

A jornalista filipina Maria Ressa no momento em que é comunicada do Prêmio Nobel da Paz (Foto: Reprodução (Internet))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Reuters - Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2021, a jornalista filipina Maria Ressa acusou o Facebook de ser uma ameaça à democracia. Segundo ela, a empresa de Mark Zuckerberg falha em proteger seus usuários contra a disseminação do ódio e a desinformação, além de ser “tendenciosa contra os fatos”.

O Facebook se tornou o maior distribuidor de notícias do mundo e “ainda assim é tendencioso contra os fatos, é tendencioso contra o jornalismo”, disse Ressa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Se você não tem fatos, não pode ter verdades, não pode ter confiança. Se você não tem nenhuma delas, você não tem uma democracia”, disse ela, complementando: “Além disso, se você não tem fatos, você não tem uma realidade compartilhada, então você não pode resolver problemas como clima ou coronavírus”. 

A chefe do portal de notícias Rappler tem sido alvo de intensa campanha de ódio dos apoiadores do presidente filipinoRodrigo Duterte. “Estes ataques online nas mídias sociais têm um propósito. Eles são direcionados e usados como uma arma”, disse a ex-jornalista, que trabalhou na CNN Filipinas. As apurações do portal Rappler têm exposto a guerra de Duterte contra as drogas, com execuções extrajudiciais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os filipinos estão no topo do mundo no tempo gasto em mídia social, de acordo com estudos de 2021 realizados por empresas de gerenciamento de mídia social.

Procurado para comentar as observações da Ressa, um porta-voz do Facebook disse que a empresa investe na remoção e na redução de visibilidade de conteúdo nocivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal de cortes do 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO