Kennedy: atuação política de Moro dá razão a Lula

Jornalista Kennedy Alencar diz que depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro "ilustra a confusão de papéis vivida por integrantes do Ministério Público e do Judiciário em relação aos políticos"; "Não cabe a um juiz divulgar vídeo nas redes sociais, como fez Moro, dizendo quem deve ou não comparecer a manifestações políticas. Quando age assim, ele dá razão aos que o criticam por incorporar o papel de líder de um lado – no caso, dos apoiadores da Lava Jato. Juiz não deve ter atuação política, mas ser e parecer imparcial. Um magistrado não pode ser político porque ele tem uma caneta na mão que manda prender e manda soltar", diz

Jornalista Kennedy Alencar e juiz federal Sérgio Moro
Jornalista Kennedy Alencar e juiz federal Sérgio Moro (Foto: Paulo Emílio)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Para o jornalista Kennedy Alencar, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro, marcado para esta quarta-feira (10), "ilustra a confusão de papéis vivida por integrantes do Ministério Público e do Judiciário em relação aos políticos".

Em sua análise, ele destaca que "não cabe a um juiz divulgar vídeo nas redes sociais, como fez Moro, dizendo quem deve ou não comparecer a manifestações políticas. Quando age assim, ele dá razão aos que o criticam por incorporar o papel de líder de um lado – no caso, dos apoiadores dda Lava Jato. Juiz não deve ter atuação política, mas ser e parecer imparcial. Um magistrado não pode ser político porque ele tem uma caneta na mão que manda prender e manda soltar. Detém um poder tremendo".

"Já o ex-presidente Lula é um político e tem direito de agir como tal. Deve dar explicações à Justiça como qualquer cidadão, mas tem o direito de apontar perseguição política se considerar que isso está acontecendo", completa.

Para o jornalista, "não é boa a imagem em que um juiz aparece como boxeador de uma luta, retrato feito por uma revista semanal a respeito de depoimento de Lula. Quando envereda pela política, Moro enfraquece a Lava Jato e fortalece Lula, que ganha argumentos a favor do seu ponto de vista".

Leia a íntegra da análise.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247