Kotscho: crise do PT revela falta de novos líderes e de rumos

"Ao não dar condições para a criação de novas lideranças e não atualizar seu programa, abandonando as suas bases históricas, o PT se vê agora diante de uma situação limite que é, ao mesmo tempo, causa e consequência do impasse em que vive", diz o jornalista Ricardo Kotscho; "Sempre é tempo para recomeçar, mas é preciso dar o primeiro passo para evitar um desmanche do partido e, mais do que isso, dos sonhos de toda uma geração de brasileiros"

03/10/2015 - São Paulo - SP - Manifestantes da CUT realizaram um protesto “em defesa da Petrobras e da democracia” na manhã deste sábado (3) na Avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/ Agência PT
03/10/2015 - São Paulo - SP - Manifestantes da CUT realizaram um protesto “em defesa da Petrobras e da democracia” na manhã deste sábado (3) na Avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/ Agência PT (Foto: Leonardo Attuch)

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho

Desde a sua criação, 36 anos atrás, o PT conviveu com crises e rachas, antes e depois de chegar ao poder central.

A atual crise, a maior de todas, daquele que já foi o maior partido de esquerda da América Latina, revela que seus dirigentes podem ser muito bons em fazer diagnósticos, mas não sabem o que prescrever ao doente para voltar a ter uma vida normal e ir à luta.

Até agora, após a atordoante derrota nas eleições municipais, muito maior até do que os seus adversários esperavam, ninguém foi capaz de apresentar uma ideia nova, uma proposta, um projeto qualquer, não só para o partido, mas para o país.

(...)

Ao não dar condições para a criação de novas lideranças e não atualizar seu programa, abandonando as suas bases históricas, o PT se vê agora diante de uma situação limite que é, ao mesmo tempo, causa e consequência do impasse em que vive.

Sempre é tempo para recomeçar, mas é preciso dar o primeiro passo para evitar um desmanche do partido e, mais do que isso, dos sonhos de toda uma geração de brasileiros.

Leia a íntegra no Balaio do Kotscho

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247