Luís Costa Pinto lista as perguntas que deveriam ser feitas a Moraes

Jornalista Luís Costa Pinto listou nessa segunda-feria, 20, as perguntas essenciais que deveriam ser feitas durante a sabatina de Alexandre de Moraes na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, como requisito de sua indicação ao Senado; confira

Jornalista Luís Costa Pinto listou nessa segunda-feria, 20, as perguntas essenciais que deveriam ser feitas durante a sabatina de Alexandre de Moraes na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, como requisito de sua indicação ao Senado; confira
Jornalista Luís Costa Pinto listou nessa segunda-feria, 20, as perguntas essenciais que deveriam ser feitas durante a sabatina de Alexandre de Moraes na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, como requisito de sua indicação ao Senado; confira (Foto: Aquiles Lins)

247 - O jornalista Luís Costa Pinto listou nessa segunda-feria, 20, as perguntas essenciais que deveriam ser feitas durante a sabatina de Alexandre de Moraes na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, como requisito de sua indicação ao Senado. 

Confira:

"1 - Certa vez, em debate acadêmico e por escrito, o senhor defendeu com afinco a tese de vedação de integrantes de equipes de governo serem indicados pelos presidentes aos quais serviram para vagas em tribunais superiores. Mudou a convicção? Por que?

2 - Houve ou não houve plágio de obra publicada na Espanha em um dos livros de sua autoria? A viúva do autor supostamente plagiado, Francisco Rubio Llorente, ex-presidente do Conselho de Estado espanhol, afirma ter ocorrido a cópia indevida.

3 - O senhor pretende se manifestar, nos autos, de alguma forma, favorável ou contrário à prisão após condenação em 2ª instância e assim forçar uma revisão dessa mudança de jurisprudência consagrada em outubro de 2016 pelo apertado placar de 6 a 5?

4 - Declarar-se-á impedido de julgar quaisquer de seus ex-clientes ou ex-chefes que tenham foro privilegiado e se tornem réus perante o Supremo Tribunal Federal? Mirando a bancada de inquisidores da CCJ do Senado, e também a Mesa Diretora da Comissão, enxerga alguém que possa vir a estar nessa situação? Quem? Nomearia perante o Senado, durante a sabatina, um ou mais senadores em relação aos quais vê conflito ético em ser deles julgador?

5 - Por que a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em sua passagem como Secretário de Justiça, consagrou-se como a que mais matava em todo o país? É possível estabelecer uma correlação entre esse fato incontestável e a explosão de incompetência no sistema prisional brasileiro durante sua passagem pelo Ministério da Justiça?

6 - Como já foi perguntado ao senhor na "sabatina informal" da chalana Champagne, também conhecida em Brasília como Love Boat, detentores de foro privilegiado serão recebidos no aconchego de seu gabinete para um tête-a-tête ou ficarão relegados a recepções frias e rituais no Salão Branco do STF?"

Leia na íntegra o texto de Luís Costa Pinto.

Conheça a TV 247

Mais de Mídia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247