"Lula está construindo sua governabilidade", diz Florestan sobre conversas do presidente com ex-bolsonaristas

Por meio do ministro Padilha, Lula tem negociado cargos de segundo e terceiro escalão para obter maioria no Congresso. "Se você não compor, você cai", diz o jornalista

Parte interna da Câmara dos Deputados, Luiz Inácio Lula da Silva (barba branca, no círculo) e Alexandre Padilha
Parte interna da Câmara dos Deputados, Luiz Inácio Lula da Silva (barba branca, no círculo) e Alexandre Padilha (Foto: ABR)


247 - O presidente Lula (PT) está trabalhando para construir sua base parlamentar no novo Congresso Nacional e, assim, garantir sua governabilidade, afirmou à TV 247 o jornalista Florestan Fernandes Jr. sobre as conversas do chefe do Executivo com partidos que deram sustentação ao governo Jair Bolsonaro (PL). Quem conduz as conversas com Republicanos, Progressistas (PP) e União Brasil é o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

"O Lula está negociando cargos de segundo e terceiro escalão com partidos que eram bolsonaristas. São ex-bolsonaristas que ele está trazendo para a base do governo. Ou seja, ele está construindo as condições de governabilidade do governo dele", explicou Florestan.

"É tudo muito duro, você tem que fechar o nariz para poder fazer alguns acordos, mas você não tem saída. São três Poderes, o Congresso que está lá, bem ou mal, foi eleito pela urna eletrônica que o Bolsonaro tanto criticou", complementou na sequência.

O jornalista lembrou que foi por falta de apoio no Legislativo que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu um golpe. "O Lula está construindo essa maioria no Congresso Nacional e faz aquilo que no passado, ingenuamente, a esquerda se colocava contra. Mas se você não compor, você cai, você não consegue administrar. Vê o que aconteceu com a presidente Dilma Rousseff quando perde a eleição na Câmara para o Eduardo Cunha, a tragédia que foi. Se ele já era inimigo com o apoio do governo, sem o apoio do governo ele veio para o tudo ou nada naquele esquema de puxar o tapete e abrir o processo de impeachment".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247