Mello Franco aponta guinada do STF na Lava Jato

A decisão da Segunda Turma do STF de impedir que José Sarney seja investigado na primeira instância, mesmo sem ter mais direito a foro privilegiado, animou quem conta com uma mudança de postura do Supremo em relação à Lava Jato, escreve o colunista Bernardo Mello Franco; "A decisão é importante porque foi a primeira derrota do ministro Edson Fachin como relator da Lava Jato. Ele seguiu a opinião de Teori Zavascki e votou contra a blindagem a Sarney. Foi atropelado por quatro colegas: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. O placar animou advogados que contam com uma guinada do STF na Lava Jato. Eles receberam duas boas notícias na mesma semana: a vitória de Sarney e nomeação de Alexandre de Moraes para a vaga de Teori"

Bernardo Mello Franco, Sarney e Temer
Bernardo Mello Franco, Sarney e Temer (Foto: Giuliana Miranda)

247 - A decisão da Segunda Turma do STF de impedir que José Sarney seja investigado na primeira instância, mesmo sem ter mais direito a foro privilegiado, animou quem conta com uma mudança de postura do Supremo em relação à Lava Jato, escreve o colunista Bernardo Mello Franco. "A decisão é importante porque foi a primeira derrota do ministro Edson Fachin como relator da Lava Jato. Ele seguiu a opinião de Teori Zavascki e votou contra a blindagem a Sarney. Foi atropelado por quatro colegas: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. O placar animou advogados que contam com uma guinada do STF na Lava Jato. Eles receberam duas boas notícias na mesma semana: a vitória de Sarney e nomeação de Alexandre de Moraes para a vaga de Teori".

"Ao reivindicar o benefício, o ex-presidente alegou que foi citado junto a dois políticos com mandato: Renan Calheiros e Romero Jucá. O argumento não valeu para outros políticos, mas foi aceito no caso de Sarney.

Sarney não é o único investigado que resiste a ser julgado como uma "pessoa comum". Há dezenas de políticos ansiosos para se livrar de Curitiba e entrar na "suruba selecionada", para citar a fina expressão do senador Jucá. O imortal já conseguiu."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247