Nassif: Xadrez da geopolítica, do caso Huawei e da Lava Jato

O jornalista Luís Nassif faz uma aguda análise geopolítica, a partir da prisão no Canadá, a pedido dos Estados Unidos, da executiva chinesa da Huawei, Meng Wanzhou, filha do fundador da gigante de tecnologia do país asiático, mostrando os elos com fatos da situação no Brasil 

Nassif: Xadrez da geopolítica, do caso Huawei e da Lava Jato
Nassif: Xadrez da geopolítica, do caso Huawei e da Lava Jato

Por Luís Nassif, no GGN - O jornalista Luís Nassif faz uma aguda análise geopolítica, a partir da prisão da executiva chinesa da Huawei, Meng Wanzhou, filha do fundador da gigante de tecnologia do país asiático, mostrando os elos com a situação no Brasil. 

A prisão de Meng Wanzhou, filha do fundador da gigante de tecnologia Huawei, escancarou até para os idiotas da objetividade o contexto das novas disputas geopolíticas globais, tendo como pano de fundo a legislação anticorrupção e o combate ao terrorismo.

Todas as evidências sobre a interferência externa na Lava Jato eram tratadas por esses sábios da objetividade como teoria conspiratória, "coisas da CIA", como se a CIA fosse apenas uma ficção de Will Eisner.

O modelo político brasileiro estava infectado mesmo. O financiamento de partidos passava pela Petrobras, mas também pelo Congresso, sendo utilizados pelas empreiteiras, pelo agronegócio, por bancos de investimento.

Mas o tiro certeiro foi em cima da engenharia nacional, o setor que havia acumulado o maior coeficiente de competitividade internacional e tinha papel relevante do pré-sal – os únicos setores com interesse direto de grupos americanos. E não se abriu nenhuma possibilidade de estratégias que, punindo os corruptores, preservassem as empresas. O Ministério Público Federal e o juiz Sérgio Moro conseguiram o feito extraordinário de, numa só tacada, destruir a engenharia brasileira. E coroar sua grande obra viabilizando a eleição do mais despreparado agrupamento político da história.

Antes de entrar no caso Huawei, um apanhado de análises publicadas no GGN sobre a cooperação internacional e o jogo geopolítico internacional.

Leia a íntegra

Conheça a TV 247

Mais de Mídia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247