O ataque midiático à democracia e aos governos populares na América Latina

Em reportagem especial para o 247, o correspondente Frederico Füllgraf relata como os veículos de comunicação na América Latina têm se relacionado com governos populares na Venezuela, durante o governo de Hugo Chávez; na Argentina de Cristina Kirchner; no Equador, com Rafael Correa, e no Brasil, com a presidente Dilma Rousseff; "Raros são os registros históricos de acachapante promiscuidade e envolvimento institucional da mídia privada em um golpe de Estado", escreve

Em reportagem especial para o 247, o correspondente Frederico Füllgraf relata como os veículos de comunicação na América Latina têm se relacionado com governos populares na Venezuela, durante o governo de Hugo Chávez; na Argentina de Cristina Kirchner; no Equador, com Rafael Correa, e no Brasil, com a presidente Dilma Rousseff; "Raros são os registros históricos de acachapante promiscuidade e envolvimento institucional da mídia privada em um golpe de Estado", escreve
Em reportagem especial para o 247, o correspondente Frederico Füllgraf relata como os veículos de comunicação na América Latina têm se relacionado com governos populares na Venezuela, durante o governo de Hugo Chávez; na Argentina de Cristina Kirchner; no Equador, com Rafael Correa, e no Brasil, com a presidente Dilma Rousseff; "Raros são os registros históricos de acachapante promiscuidade e envolvimento institucional da mídia privada em um golpe de Estado", escreve (Foto: Aquiles Lins)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Frederico Füllgraf, Especial para Brasil 247

* Reprodução gentilmente cedida por Revista ADUSP nº 58, dezembro de 2015.

"...Nossos adversários dizem: 'Sim, anos atrás, nós garantimos a liberdade de opinião a vocês'.
Sim vocês a nós! Mas esta não é uma prova de que nós a devemos garantir a vocês!
Que vocês a deram a nós é apenas uma prova do burros que são!"

Joseph Goebbels (discurso, 4/12/1935).

Estamos em guerra.

Em uma audiência para rádios e televisões católicas, ocorrida em março de 2014, ninguém menos que o Papa Francisco declarou: "Hoje, o clima midiático tem suas formas de envenenamento. As pessoas sabem, percebem, mas infelizmente se acostumam a respirar da rádio e da televisão um ar sujo, que não faz bem. É preciso fazer circular um ar mais limpo. Para mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira, e são três: a desinforma-ção, a calúnia e a difamação". O uruguaio Aram Aharonian, fundador da TeleSur, alerta: "Vivemos em plena batalha cultural: a guerra pela imposição de imaginários coletivos se dá através de meios cibernéticos, audiovisuais e da imprensa... São golpes baixos permanentes, noticias... que não têm contextualização, mas que conseguem impactar o coletivo e já foram empregadas para desestabilizar os governos populares da América Latina". Está em curso a insurreição impulsionada por um "latifúndio midiático" contra os governos da Venezuela e Argentina, do Brasil e Equador, assinala Ignacio Ramonet, ex-diretor do Le Monde Diplomatique, e adverte: "A principal batalha a ser esgrimida pelos governos democráticos e distruibuidores de renda na América Latina, é a da Comunicação". No Brasil, enquanto hesita em aprovar a regulação do mercado de comunicação, prometido em campanha, o governo Dilma Rousseff vai perdendo a batalha. Na Argentina e no Ecuador, com penosa tramitação judicial, foram adotadas leis de regulação de mercado e de políticas de comunicação, que não conseguiram conter as escaladas dos jornais Clarín (Buenos Aires) e El Universo (Quito). Em seu recém-lançado livro, La internacional del terror mediático (Buenos Aires, 2015), Aharonian fulmina: "Sem uma democratização da comunicação é muito difícil que tenhamos novas sociedades e democracias mais inclusivas e mais equitativas".

A primeira guerra suja contra Hugo Chávez

Concertações e conjuras midiáticas não são novidade no Brasil, cuja Democracia enfrentou duas delas: a partir de 1950, o ataque cerrado ao governo Getúlio Vargas, e - pela mesma falange constituída por Correio da Manhã, Jornal do Brasil, Diário de Notícias, O Estado de S. Paulo e Diários Associados - a desestabilização do governo João Goulart, entre 1961 e 1964.

Porém, raros são os registros históricos de acachapante promiscuidade e envolvimento institucional da mídia privada em um golpe de Estado, como o ocorrido na Venezuela e aqui resumido.

Com folgada maioria de 56,20% dos votos, em 6 de dezembro de 1998, o então tenente-coronel da reserva, Hugo Chávez, candidato de uma frente ampla, nacionalista e progressista, era eleito presidente da Venezuela com um projeto de reformas centradas na nacionalização do petróleo e do combate à pobreza, na qual estavam mergulhados 43,9% da população.

Consciente da oposição que lhe oporiam a tradicional oligarquia e as novas forças neoliberais, Chávez vislumbrou uma reforma da Constituição como ferramenta jurídica para deslanchar os programas prometidas em campanha. Para legitimar a reforma, realizou-se o Referendo de abril de 1999, mediante o qual 87,75% dos eleitores de pronunciaram favoravelmente a uma Assembleia Constituite e uma nova Constituição, promulgada em dezembro de 1999, que garantiu a reeleição de Chávez em 30 de julho de 2000. Em novembro do mesmo ano, a Assembleia Nacional aprovaria a "Ley Habilitante", que dotou o presidente de poderes especiais para aprovar um pacote de 49 medidas de notável impacto social e político, como a Lei Orgânica de Hidrocarburetos (que aumentava em 30% a tributação das petroleiras transnacionais e fixando em 51% a participação acionária do Estado nas sociedades mistas, como a petroleira PDVSA, na qual Chávez denunciara uma "caixa preta" de operações ilícitas), a Lei de Pesca (que proibiu a pesca industrial de arrasto, com benefícios para os pescadores artesanais), e a Lei de Terras e Desenvolvimento Agrário (que permitíu a expropriação de latifúndios, beneficiando camponeses sem terra e pequenos agricultores).

Mal eram aprovadas, o setor empresarial e seus partidos as taxaram de "inconstitucionais", e o governo Chávez" de "anti-democrático". Confontacionista, já em 10 de dezembro de 2001, a Fedecámaras patronal conclamou a Venezuela a uma greve geral "de advertência", com palavras-de-ordem pela renúncia de Chávez.

Segundo pesquisa da advogada norte-americana, Eva Golinger – citada no livro Midiático poder: o caso Venezuela e a guerrilha informativa (Publisher Brasil - São Paulo, 2007) do jornalista Renato Rovai - nos 64 dias da greve patronal, as quatro principais emissoras de TV suspenderam sua programação habitual, banindo da grade comerciais, telenovelas e desenhos animados, para inserir 17.600 (por extenso: dezessete mil e seiscentos) anúncios contra o governo, que incitavam à sabotagem da Economia.

Como trama paralela, em março de 2002, a criminalização de Chávez alcançava o paroxismo. No ultra-conservador El Nacional, editoriais eram substituídos por manchetes garrafais como "O terrorismo está entre nós" (15/3/2002), ou "Hugo Chávez confessou ser o chefe de uma rede de delinqüentes" (21/3/2002), insinuando que "fontes dos serviços secretos revelaram acordos feitos com elementos ligados ao Hezbollah ... que são controlados pela embaixada do Irã".

Partido xiita, legalmente constituído, e maior rede de assistência médica e social do Líbano, o Hezbollah fora colocado na lista negra de organizações soi disant "terroristas", urdida pelo Departamento de Estado dos EUA e os países europeus, aliados de Israel, entre os quais, ridiculamente e até meados de 2015, também figurava Cuba. Apropriando-se da difamação, a intenção de El Nacional foi comprometer Chávez com o "eixo do mal".

Factoide semelhante seria plantado dois anos mais tarde pelo dublê de astrólogo e tramador fascista, Olavo de Carvalho, e reverberado por Reinaldo Azevedo – blogueiro da revista Veja e sorte de porta-voz midiático dos porões da extrema-direita -, tentando vincular o Governo Lula às FARC e ao narcotráfico, colombianos ("Relações perigosas: as FARC, o PT e o Governo Lula", Veja, 16/05/2010), com uma teoria da conspiração repetida ad nauseam, segundo a qual o "Forum de São Paulo" – plataforma informal de partidos de esquerda e nacionalistas latino-americanos - seria o núcleo de uma intentona continental para instalar uma "pátria grande comunista".

"Insultado, comparado a Fujimori, Idi Amin Dada, Mussolini e Hitler, tratado como fascista, ditador e tirano, o presidente ´bolivariano´ sofre ataques que, em qualquer país, dariam lugar a uma ação legítima por ofensa ao chefe de Estado", anotava Maurice Lemoine em seu emblemático ensaio "Dans les laboratoires du mensonge au Venezuela"(Os laboratórios da mentira – Uma crônica sobre o envolvimento dos meios de comunicação no golpe de Estado de 12 de abril -), publicado pelo Le Monde Diplomatique em agosto de 2002.

O golpe midiático-militar

Desde a chegada de Chávez à presidência, "os cinco principais canais de televisão privados - Venevisión, Radio Caracas Televisión (RCTV), Globovisión, Televen e CMT - e nove dos dez grandes jornais nacionais - El Universal, El Nacional, Tal Cual, El Impulso, El Nuevo País, El Mundo etc. - substituíram os partidos políticos tradicionais, relegados ao vazio pelas vitórias eleitorais do presidente", resume Lemoine em sua crônica.
Quatro meses após sua reeleição, na madrugada de 12 de abril de 2002, Hugo Chávez é preso por um comando golpista do exército venezuelano e abduzido à ilha de Orchila, distante 160 quilômetros da capital. A maioria dos meios de comunicação anuncia sua "renúncia", mas não apresenta qualquer declaração de próprio punho de Chávez, uma gravação em vídeo, alguma foto que fosse.

Naquelas horas, no maior canal privado de TV - o Venevisón do multi-bilionário Gustavo Cisneros – reina clima de confraternização de militares com jornalistas. "Tivemos uma arma de importância capital: a mídia. E como se apresenta a ocasião, aproveito para felicitá-la por isso" - declara ao vivo o vice-almirante Victor Ramírez Pérez à apresentadora Ibéyise Pacheco. Vaidosa, Pacheco admite que "há muito tempo" mantinha ligações privilegiadas com os oficiais golpistas, e sua colega, Patricia Poleo, surpreendentemente bem informada, anunciava à TVE espanhola que "o próximo presidente será Pedro Carmona".

E não havia dúvida: às primeiras horas do dia 13 de abril, Pedro Carmona, líder da Federação Venezuelana de Câmaras de Comércio, toma posse como presidente de facto. Com uma só canetada dissolve a Assembleia Nacional e a Corte Suprema, e declara letra morta a Constituição Bolivariana de 1999. Neste dia, Ibéyise Pacheco e Patricia Poleo são incensadas como as grandes vedetes da TV venezuelana e farão carreira, não como profissionais do jornalismo, mas como militantes de um fenômeno doravante conhecido como mídia golpista.
Estados Unidos, Espanha e o Chile, governado pelo socialista Ricardo Lagos, precipitam-se, reconhecendo o governo espúrio.

Alarmados, eleitores e simpatizantes de Chávez acodem às ruas de Caracas, a Polícia Metropolitana tenta, mas não consegue debelar a insurreição. Contudo, em menos de 48 horas, as forças constitucionalistas do exército libertam Chávez que - eleito em 1998, "re-legitimado" em 1999, e reeleito em 2002, 2006 e 2012 – assumiu seu terceiro mandato como alvo de uma escalada midiática sem precedentes, na qual todas as armas da guerra psicológica (factoides, mentiras, difamação, incitação à violência e ao golpe de Estado) foram empregadas.

Em 2013, quando Chávez faleceu e Nicolás Maduro assumiu o governo, Pacheco e Poleo emigraram para Miami, onde dão continuidade ao periodismo basura, que em suas páginas do Facebook pede "curtidas" da extrema-direita continental.

Guerra midiática e "golpe brando"

A escalada anti-Chávez ganhou em intensidade após o anúncio, no V Foro Social Mudial (Porto Alegre, 2005), do "Socialismo do século XXI" como programa de governo, e a fundação, em 2008, do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV).

É oportuno recordar que naqueles anos ocorriam protestos na Ucrânia, conhecidos como "Revolução Laranja", que culminaram com a anulação da vitória eleitoral de Viktor Yanukovich à presidência e um segundo escrutínio ordenado pela Suprema Corte do país – submetida a uma escalada ensurdecedora na mídia internacional - que consagrou Yushchenko como vitorioso sobre Yanukovych, com 52% contra 44% dos votos.

Investigações sobre a "Revolução Laranja", entre elas do Guardian londrino, concluiram que o coordenador do "Pora" ("Está na hora!"), principal articulador dos protestos, era Givi Targamadze, ativista da "Revolução Rosa", que em 2003 instalara na vizinha Georgia um governo aliado da OTAN, feroz inimigo da Rússia, contra a qual instigaria a guerra de 2008.

Targamadze tinha ligações com o Instituto Liberdade e foi "consultor" da oposição ucraniana em técnicas de "insurreição não-violenta", cuja carranca genuinamente fascista e terrorista foi revelada em fevereiro de 2014, quando a milícia "Setor de Direita" e o partido neonazista "Svoboda" provocaram o banho de sangue da Praça Maidan e o golpe de Estado contra o governo democraticamente eleito de Viktor Yanukovich. Os eventos de 2014 confirmaram as investigações de 2004, apontando um arco de agências governamentais e não-governamentais norte-americanas - Departamento de Estado, US AID, National Endowment for Democracy, Instituto Republicano Internacional, Freedom House e o Open Society Institute, de George Soros – como financiadores e operadores da campanha de desestabilização.

As pistas do tal Instituto Liberdade podem ser seguidas até o Brasil. Sua filial opera em Porto Alegre e integra uma rede de 40 think tanks distribuídos pela América Latina e o Caribe. Entre seus curadores internacionais constam diretores da Mont Pelerin Society (MPS), com sede na Suíça, fundada por luminares do pensamento neoliberal militante, como Ludwig von Mises, Milton Friedman e Friedrich Hayek; os dois últimos sempre lembrados como consultores da política econômica da ditadura de Augusto Pinochet, no Chile. Na rubrica Quem Somos - INSTITUTO LIBERDADE, o instituto resume sem escrúpulos sua missão neoliberal militante: "Seu objetivo é promover a pesquisa, a produção e a divulgação de bens educacionais e culturais... de uma sociedade organizada, com base nos princípios dos direitos individuais, de governo limitado e representativo, de respeito à propriedade privada, aos contratos e à livre iniciativa. O Instituto Liberdade defende .... a descentralização do governo, a economia de mercado ...seguindo os preceitos da Escola Austríaca de Economia".

Fenômeno ainda não suficientemente estudado, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o Brasil foi tomado de assalto por uma pletora de fundações e "ONGs" internacionais – entre outros, os institutos Cato, Milênio, Liberal e Ludwig von Mises - que em ação concertada com agentes da extrema-direita de tinturas fascistas, sistematicamente infiltrados no aparelho de Estado, sobretudo na polícia e no Judiciário, incitaram as manifestações de 2014 e 2015, usadas pelo PSDB contra o Governo Rousseff.

No contexto das "revoluções rosa", "laranja" e da "primavera árabe", é citado com insistência o nome do cientista político Gene Sharp, da Universidade de Ohio, como estrategista de operações subversivas ditas "não-violentas" e mentor do conceito de "golpe de Estado brando". Seu livro, "Da ditadura à democracia - Uma Estrutura Conceitual para a Libertação" (Bangkok, 1993) - financiado pelo Instituto Albert Einstein, de Boston, traduzido a vários idiomas, inclusive o Português, e disponibilizado como PDF na internet - vinte anos depois é cultuado como bíblia e manual das ONGs e organizações de extrema-direita na América Latina, empenhadas em golpes de Estado contra governos progressistas.

Segundo Sharp, a estratégia do "golpe brando" pode executar-se em cinco etapas hierarquizadas, ou implementadas de modo simultâneo, assim resumidas por Enrique Alfonso Rico Cifuentes ("La guerra mediática y el "golpe suave", Argenpress, 4/5/2014):
"1ª. Criação de matrizes de opinião, centradas em déficits reais ou potenciais, cavalgamento (= reiteração) de conflito e descontentamento, denúncias de corrupção, etc.; 2ª. Deslegitimação: manipulação de preconceitos anticomunistas, acusações de totalitarismo e pensamiento único; 3ª. Esquentamento das ruas: reiteração de conflitos, fomento de passeatas e marchas, expondo falhas do governo; 4ª. Combinação de diversas formas de luta: marchas convertidas em plataforma publicitária, operações de guerra psicológica, criação de clima de ingovernabilidade, boataria de golpe militar; 5ª. Forçar a renúncia da/o Presidente de turno: arruaças, provocação de guerra civil, contemplando a"destituição constitucional" do Presidente" - expediente não acidentalmente seguido à risca por grupúsculos boquirrotos da nova extrema-direita brasileira.

Depois de Chávez, Cristina Kirchner e Dilma Rousseff, o ataque a Rafael Correa

Reduzindo os índices de pobreza de 38,3% a 25,8% em oito anos e resgatando da miséria 1,3 milhões de equatorianos sobre uma população de 15,7 milhões de habitantes, desde que assumiu seu mandato, em 15 de janeiro de 2007, Rafael Correa é uma pedra no sapato dos "mercados" e da geopolíica dos EUA.

Em 2009, o equatoriano rescindiu o contrato sobre a base militar dos EUA em Manta e em 2013 a Corte Nacional de Justicia do país condenou a petroleira Chevron (ex-Exxon) a pagar 9,5 bilhões e dólares por graves danos ambientais na Amazônia equatoriana. No primeiro semestre de 2015, bastou Correa submeter ao parlamento seu projeto-de-lei sobre taxação de heranças e vendas de bens de raiz (baseando os tributos não no valor em escritura, mas segundo a valorização no mercado – o tal "impuesto de plusvalía"), e elite e classe média equatorianas tomaram as ruas com gritos de "Fora Correa!".

A campanha midiática lançada contra a Alianza País de Correa data de 2007, mas recrudesceu em fevereiro de 2012, quando a Corte Nacional de Justiça do Ecuador ratificou a sentença contra o jornal El Universo por injúria a Correa. O motivo: segundo um infamante editorial do El Universo ("NO a las mentiras", 6/2/2011), durante o "30S" - motim de 30 de setembro de 2010 contra a lei que previa cortes nos salários da polícia, unanimemente caracterizado por observadores e mídia independentes como tentativa de golpe de Estado - Correa mandara a tropa leal abrir fogo contra um hospital repleto de civis, sendo taxado pelo editorial de "ditador sanguinário" que cometera "crime de lesa-humanidade". Seu autor, Emilio Palacio, foi condenado a três anos de prisão e o jornal a uma reparação de danos morais no valor de 40,0 milhões de dólares.

Com um posterior pedido de desculpas "meia boca", editorialista e jornal tentaram safar-se da sentença. Com gesto de grandeza, Correa perdoou o crime, mas antes disso Palácio preferiu pedir "asilo político" aos EUA, onde dá continuidade ao cerco midiático do governo equatoriano.

Em outubro de 2012, Palacio foi recompensado por seu crime com o Prêmio "Columnista del Mundo", ruidosamente outorgado pelo jornal conservador espanhol, El Mundo, espécie de "porta-voz" do Partido Popular, do ex-presidente Pedro Aznar.

Quando o Congresso equatoriano aprovou a Lei Orgânica de Comunicação, em 2013, estabelecendo a exigência inédita na América Latina, da proibição a bancos como sócios ou controladores de veículos de comunicação, a campanha do El Universo foi encampada pela totalidade da mídia escrita espanhola – dos franquistas ABC e La Vanguardia, por El Mundo y El País (do Grupo PRISA, envolvido com o socialdemocrático PSOE, de Felipe González), à agência noticiosa EFE, cujo principal acionista é o Estado.

No ensaio "Golpes Sem Fronteiras?" (Le Monde Diplomartique Brasil, 01/8/2002), Maurice Lemoine adverte que para entender algumas estranhas "sinergias" é recomendável observar que "a versão dos fatos difundida pelos órgãos de imprensa locais é encontrada freqüentemente, de forma idêntica, em várias meios de comunicação internacionais: New York Times, Washington Post, CNN, El Tiempo, Rádio e TV Caracol, RCN... Entre eles, destaca-se particularmente o diário espanhol El País. Sobre um fundo de interesses econômicos e financeiros, pode-se às vezes compreender a razão de tais ´sinergias´".

Uma delas entrou em ação quando o Governo Cristina Kirchner decretou a expropriação da multinacional Repsol no consórcio petroleiro YPF, tornando-se objeto de furiosa campanha de El País contra o governo argentino.

Na América Latina, a holding PRISA controla 1 canal de TV e 3 jornais da Bolivia e várias das emissoras mais influentes do continente, entre as quais Caracol na Colômbia, o Grupo Latino de Radio, a edição de El País em São Paulo e a Edición América, com redação na Cidade do México, onde também opera a Radiopolis. Perigosa torna-se sua presença na Argentina, onde controla a AM590 e é sócia dos Grupos Clarín e La Nación na empresa Papel Prensa, que juntos tornaram-se donos de 90% do papel de impressão para jornais e revistas da Argentina.

A excelente investigação realizada pelo documentário "El segundo desembarco. Multinacionales españolas en América Latina" não deixa dúvidas: a mídia espanhola, capitaneada por El País e o Grupo PRISA, opera como guarda pretoriana midiática do grande capital ibérico no Continente. Atraídos pela privataria neoliberal que antecedeu a maioria dos governos progressistas, os bancos Santander, BBVA e Bankia, juntamente com Telefónica, Repsol, Iberdrola, Endesa e Gas Natural Fenosa, realizam simbólicamente o segundo desembarque espanhol nas Américas, empreendendo o truculento saque dos mercados de serviços e de recursos naturais - se necessário for, ao custo da devastação do meio ambiente e da violação de direitos humanos, mediante a aliança com a mídia e forças da extrema-direita, que em Quito – como em São Paulo e Caracas – promovem a desestabilização de governos democráticos, cobrando sua derrubada.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email