CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Para jornal francês Libération, popularidade de Bolsonaro "virou fumaça"

Reportagem de página dupla do jornal francês Libération sobre a queda de popularidade de Jair Bolsonaro destaca que o apoio ao ex-capitão “virou fumaça”, vinculando as últimas pesquisas de opinião pública às queimadas na Amazônia. A reportagem ressalta, ainda, Bolsoanro perdeu a ccerdibilidade no cenário internacional, e conta somente com o apoio de sua ala mais radical

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da RFI - O jornal Libération desta quarta-feira (28) traz uma matéria de página dupla sobre a queda de popularidade de Jair Bolsonaro. No título, a publicação diz que a simpatia pelo presidente brasileiro “virou fumaça”, vinculando as últimas pesquisas de opinião pública às queimadas na Amazônia.

A correspondente do Libé no Brasil, Chantal Rayes, relata que após perder total credibilidade no cenário internacional, o presidente Jair Bolsonaro passou a contar somente com o apoio de sua ala mais radical. “Ele é o chefe de Estado mais detestado no mundo. O Brasil nunca chegou a passar por uma crise de imagem tão grave, mesmo durante a ditadura”, afirma o ex-diplomata Rubens Ricupero.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A jornalista lembra que boa parte da reputação internacional do Brasil vem da proteção da maior floresta tropical do planeta, conhecida com o pulmão do mundo. “Bolsonaro acreditou, erroneamente, que a promessa de mudar as políticas do Ministério do Meio Ambiente para fortalecer o agronegócio, havia recebido o aval da maioria do povo brasileiro”, conta Chantal. “No entanto, em uma recente pesquisa, 96% dos entrevistados são a favor de regras mais duras contra o desmatamento”, ressalta.

Popularidade despencou

Com isso, a cota de popularidade de Bolsonaro nunca esteve tão baixa. Pela primeira vez, os brasileiros que julgam seu governo como ruim ou péssimo passaram a ser maioria (54% em agosto, contra 28% em fevereiro). Já o número de opiniões favoráveis passou de 57,5% à 41%. “Cada vez mais brasileiros têm vergonha de Jair Bolsonaro”, afirma o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. “Muitos se arrependem de ter votado nele”, ressalta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até mesmo exportadores agrícolas criticam as atitudes do presidente brasileiro. Essas empresas, que batalham há anos para desvincular suas marcas do desmatamento, fazem pressão sobre Bolsonaro para tentar levá-lo de volta à razão. Com o objetivo principal de garantir que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul não seja comprometido.

Macron sai fortalecido no cenário internacional

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os embates com o presidente francês, Emmanuel Macron, ajudaram Bolsonaro a fidelizar o seu eleitorado mais radical, “o único que o interessa”, segundo Renato Janine Ribeiro. “Mas politicamente, Bolsonaro permitiu que Macron melhorasse sua imagem internacional perante os defensores ecológicos”, afirmou.

Agora, Bolsonaro fará de tudo para deixar a França de fora de discussões sobre a preservação da Amazônia, buscando ajuda em aliados, como os Estados Unidos e Israel, “os dois únicos países que contam para ele”, conclui Renato Janine Ribeiro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO