CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

PSDB e MDB produziram autoritarismo, diz pesquisador

“O PSDB e o MDB, hoje, são a expressão do autoritarismo mitigado e do privilégio de classe que hegemoniza a política e os valores sociais no Brasil de hoje”, diz o mestre em ciência política Jorge Branco; para o pesquisador, “as políticas desenvolvidas no Governo Fernando Henrique e no Governo Temer produziram resultados quase idênticos: subordinação internacional, desnacionalização, desdemocratização e concentração de riqueza”

PSDB e MDB produziram autoritarismo, diz pesquisador (Foto: Beto Barata/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – “O PSDB e o MDB, hoje, são a expressão do autoritarismo mitigado e do privilégio de classe que hegemoniza a política e os valores sociais no Brasil de hoje”, diz o mestre em ciência política Jorge Branco. Para o pesquisador, “as políticas desenvolvidas no Governo Fernando Henrique e no Governo Temer produziram resultados quase idênticos: subordinação internacional, desnacionalização, desdemocratização e concentração de riqueza”.

Leia trechos do artigo de Jorge Branco para o site Justificando:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Em 1962, Friedrich Hayeck remeteu uma carta dirigida ao ditador português, Antonio Salazar, encaminhando seu livro 'The Constituition of Liberty'. Nela Hayeck afirmava que o livro ajudaria Salazar 'na sua tarefa de desenhar uma constituição que previna os abusos da democracia'. Mais de uma década depois, Hayeck considerava que a ditadura salazarista havia garantido mais liberdade do que muitas democracias. Em entrevista ao 'The Times', de Londres, UK, em 1978, afirmou que 'há muito governos autoritários em que a liberdade individual está mais segura do que em muitas democracias'. Muito provavelmente se referia ao colonialismo na África e às ditaduras sul-americanas, entre elas a do Brasil e a do Chile. Se ainda haja alguém que tenha dúvidas sobre o cerne do pensamento de Hayeck, ele mesmo as dissolve em entrevista ao jornal 'El Mercúrio', de Santiago do Chile, em 1981, onde ele diz 'prefiro um ditador liberal a um governo democrático a que falte liberalismo'.

Não vejo motivos para manter-se qualquer ilusão de que o pensamento liberal mantenha vínculos com as ideias da liberdade e da democracia como regime. Para o neoliberalismo, a ideia de liberdade está restrita à dimensão capitalista e não as da igualdade. De forma contundente e progressiva, o neoliberalismo procedeu a uma transformação nos axiomas do pensamento liberal, transformou a liberdade do indivíduo em liberdade da empresa. A desdemocratização e o golpe institucional, em curso no Brasil desde o golpe do impeachment na Presidenta Dilma, estão associados à política e às ideias neoliberais. Tal processo de desdemocratização não está, em realidade, vinculado ao pensamento fascista e sua liderança, como seria cômodo à muitos pensar. O crescimento do fascismo como corrente política remonta a transição do século XIX para o XX, mas na atualidade brasileira está muito mais para comportamento político, uma espécie de ‘efeito colateral', como os militares estadunidenses costumam chamar a morte de inocentes após mais um de seus disparos de joystick, do que propriamente uma corrente de pensamento."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia mais aqui.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO